Papa FranciscoFoi divulgada, nesta quarta-feira (24/01), a mensagem do Papa Francisco para o 58° Dia Mundial das Comunicações Sociais. A mensagem aborda “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.

O texto do Papa Francisco começa refletindo sobre “a rápida difusão de maravilhosas invenções, cujo funcionamento e potencialidades são indecifráveis para a maior parte de nós” … “Como podemos permanecer plenamente humanos e orientar para o bem a mudança cultural em curso?”, diz a mensagem.

Segundo o Papa, “a sabedoria do coração é a virtude que nos permite combinar o todo com as partes, as decisões com as suas consequências, as grandezas com as fragilidades, o passado com o futuro, o eu com o nós”.

 

Leia também:

Experiência de Travessia: encontro para vivência da espiritualidade do coração

O Dia Mundial das Comunicações

Tradicionalmente, o tema do Dia Mundial das Comunicações é divulgado em 29 de setembro, festa litúrgica dos Santos Arcanjos, na qual se celebra o padroeiro dos comunicadores, São Gabriel. A mensagem é divulgada em 24 de janeiro em memória de São Francisco de Sales, que, em 1923, foi proclamado padroeiro dos jornalistas pelo Papa Pio XI.

A justificativa do tema escolhido, segundo o Boletim de Imprensa da Santa Sé, é que a evolução dos sistemas de inteligência artificial torna cada vez mais natural a comunicação através e com as máquinas, de tal modo que se tornou cada vez mais difícil distinguir o cálculo do pensamento, a linguagem produzida por uma máquina daquela gerada pelos seres humanos.

Clique aqui para acessar o pdf com a mensagem do Papa Francisco!

Fontes:

Vatican News 

Pascom Brasil