No dia 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Esse momento inspira a reflexão e sensibiliza toda comunidade a buscar formas de promover uma sociedade mais acolhedora e justa, na qual sejam prioridade o respeito e a proteção às pessoas idosas.

 

Infelizmente, a violência contra essa parte da população é uma triste realidade em muitas partes do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 1 em cada 6 pessoas idosas, ou seja, aproximadamente 141 milhões, tenham sofrido algum tipo de abuso no ano de 2020.

 

É dever de todos e todas combater a violência, estendendo as mãos e abrindo os corações para proteger aqueles que atravessaram uma longa jornada. É necessário romper o silêncio que muitas vezes envolve as situações de violência e abuso, encorajando as vítimas a denunciarem e buscando soluções efetivas para prevenir novos casos.

 

O carisma marista ensina sobre o acolhimento, independentemente da idade. Além disso, orienta a solidariedade como prática no cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade. E os idosos fazem parte desse cenário e precisam ser valorizadas pela contribuição que oferecem a partir da sabedoria e experiência de vida, sendo merecedores de afeto e respeito em todos os momentos.

 

Gestos concretos

Além da conscientização, existem formas de trazer essa atenção às pessoas idosas para a ação. Como exemplo, está a humanização do cuidado e a garantia de dignidade. Seguindo esse propósito os cursos Humanização Hospitalar e Voluntariado Hospitalar disponíveis gratuitamente na plataforma do Farol 1817, são oportunidades educacionais que estão à serviço de toda comunidade. Embora sejam voltados ao ambiente hospitalar, são fonte de informação e orientam sobre como cuidar fraternamente das pessoas.

 

Que neste Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, possamos reafirmar nosso compromisso em defender e cuidar dos nossos idosos!

 

Saiba Mais

20 gestos de caridade para praticar no dia a dia

Família: fonte de amor para gerar paz e transformar a sociedade