A solidariedade Marista impacta diretamente as comunidades em que está presente, buscando transformar a sociedade em um lugar mais justo e fraterno por meio de gestos concretos.

 

Em todo o mundo, existem diversos exemplos de ações que promovem a solidariedade marista. E junto à evangelização, a missão Marista cumpre o papel de inspirar a generosidade, promover a justiça e a igualdade social, principalmente, das pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade social.

 

No caso dos leigos e leigas que são integrantes do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), além do cuidado da dimensão espiritual e a promoção da paz, há mobilizações em campanhas de arrecadação para captação de recursos ou itens de doação, como alimentos e produtos de higiene e limpeza. Esse movimento não se restringe às datas de celebração católicas como Natal e Páscoa.

 

Existe uma postura proativa presente na solidariedade Marista, que junto ao carisma inspira uma vida alegre e de gentileza, impulsionando a vocação de cada pessoa. Isso, se soma à prática espiritual, tão presente nas ações do fundador, Marcelino Champagnat, para quem a solidariedade começava no coração de cada um.

 

Na figura dos irmãos, o Ir. Pedrinho Tambosi, representa um exemplo internacional da missão solidária. Com mais em mais de 30 de Vida Consagrada como Irmão Marista, apoiou comunidades nos continentes africano e asiático, bem como, na região amazônica.

 

Clique aqui para conhecer a história do Ir. Pedrinho Tambosi

 

Jovens em ação

A continuidade desse legado vem sendo inspirado pelas novas gerações, que anualmente tem a chance de exercitar a solidariedade Marista em um evento de proporção nacional na Missão Solidária Marista (MSM). Essa é uma oportunidade dos jovens se envolveram em ações voluntárias, desenvolvendo a cidadania, a partir de uma experiência consciente e emancipadora. Em 2024, a MSM vai acontecer no dia 22 de janeiro, e contempla espaços formativos, celebrativos, de vivência e atuação junto à comunidade.

 

Saiba Mais

Jesus: exemplo de simplicidade e solidariedade