Uma pesquisa do Datafolha indicou que 34% da população brasileira fez algum tipo de ação voluntária em 2021, e que 74% destes voluntários têm como força motora a solidariedade. Uma notícia repleta de valores Maristas, pilares da fé cristã. Mas afinal, o que significa ser voluntário?

A visão Marista do voluntariado 

 

“Ver o mundo com os olhos das crianças e jovens pobres” — essa frase é a definição perfeita de voluntariado para a organização Marista. Ao seguir os passos de São Marcelino Champagnat, o exemplo máximo de Maria, nossa Boa Mãe, e implementar essas diretrizes no dia a dia, se entende o que significa ser voluntário de acordo com a visão Marista. 

 

Atualmente, Irmãos Maristas e membros da comunidade oferecem seu serviço, tempo e conhecimento nos 80 países ao redor do mundo onde a missão Marista está presente. Os valores que os guiam são a solidariedade, a compaixão, o acolhimento das diferenças e a disposição para servir.

 

O voluntariado permite um cenário em que todos ganham. O voluntário, movido pela solidariedade, ganha satisfação por meio da boa ação. Quem está do outro lado se beneficia com o gesto, que pode ser desde uma conversa a uma aula ou atividade estruturada. E, por fim, a comunidade cresce, evolui, melhora. Os impactos são completamente positivos. 

 

As ações podem ser diversas atividades, estruturadas com foco no bem-estar social, educação, direitos humanos e cidadania. 

 

Características essenciais para um voluntário

 

Pode parecer simples a tarefa de ser voluntário. Praticar uma atividade sem cobrar nada em troca, doar algumas horas do seu dia… Mas é preciso entender que a ação vai muito além disso. Demanda caráter, compaixão, inteligência emocional. 

 

É essencial estar preparado para embarcar numa jornada de autoconhecimento e de estreitar seu relacionamento com Deus: não há oportunidade melhor do que esta para que isso aconteça. 

 

Para ser um voluntário, é importante:

  1. Entender que é uma atividade de coração e alma
  2. Saber trabalhar em equipe
  3. Praticar a escuta ativa
  4. Demonstrar empatia 
  5. Ter compromisso e comprometimento com a atividade
  6. Ver o voluntariado como uma experiência rica, de troca
  7. Entender que não existe fórmula mágica ou perfeita
  8. Respeitar todos os envolvidos
  9. Ser resiliente
  10. Se ancorar nos valores cristãos durante toda sua atividade

 

Voluntariado na Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) 

 

Já são mais de 48 ações voluntárias em locais diversos na história da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS). Completamente ancorada nos valores Maristas, a Missão Solidária Marista tem um itinerário próprio que prepara os voluntários para as ações específicas.

 

Há oportunidades diversas para diferentes faixas etárias e níveis de formação, além de áreas de atuação e atividades variadas das quais a comunidade pode participar. Se você quer conhecer mais e ser voluntário Marista, clique aqui. 

 

Saiba Mais

Solidariedade que aquece

Baixe o guia de voluntariado