O projeto da Rede Global Marista de Escolas cresceu nos últimos meses graças à colaboração de uma equipe que trabalha assiduamente em sua implementação. E é chegado o momento de seu lançamento, que acontecerá de 25 a 29 de outubro. Isto se traduz em dois eventos em nível mundial.

 CÚPULA

A cúpula será o momento de concretizar desejos e começar a definir as iniciativas e ações que poderão se tornar realidade por meio do trabalho coletivo em grupos de interesse.

Na cúpula está prevista a participação de cerca de 500 membros da comunidade escolar Marista. Estarão presentes dirigentes provinciais da área educacional e pessoas que já participaram das pré-cúpulas: diretores, educadores, estudantes, pais e mães de estudantes. A participação também está aberta a qualquer pessoa que tenha manifestado interesse em fazer parte do processo de criação da Rede.

Desta reunião participarão pessoas convidadas pelas Unidades Administrativas que já se registraram.

Após a cúpula, serão formados grupos que, em torno de um tema, viverão a experiência de tornar a Rede uma realidade.

 

EPISÓDIOS DE VÍDEO – Evento de lançamento de rede ao vivo

Três episódios de vídeo reunirão a comunidade escolar marista durante a última semana de outubro. Participarão as 600 escolas, com 72.000 professores e cerca de 600.000 estudantes e suas famílias, nos 5 continentes. Será uma maneira agradável de interagir com a família marista global, reviver o sonho de Marcelino Champagnat e recriá-lo, hoje, por meio da Rede Global Marista de Escolas.

Os episódios de vídeo duram cerca de 30 minutos e serão veiculados para a comunidade escolar Marista internacional, nos seguintes dias:

  • Segunda-feira, 25 de outubro – 15h (horário de Roma), em espanhol, com legendas nas outras 3 línguas
  • Quarta-feira, 27 de outubro – 15h (horário de Roma), em português, com legendas nas outras 3 línguas
  • Sexta-feira, 29 de outubro – 06h (horário de Roma), em inglês, com legendas nas outras 3 línguas

Os episódios de vídeo serão legendados em inglês, espanhol, português e francês.

>>>> CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR AO VIVO: https://champagnatglobal.eventfy.live/

É preciso entrar no link e criar uma conta em “Sign up”.

Próximos passos

Terminado o lançamento da Rede Global Marista de Escolas, terá início a atividade da Rede. Inicialmente, há uma plataforma para que aqueles que desejam se envolver nesta experiência possam formar um grupo em torno de um tema de interesse e, assim, manter uma interação que lhes permite se encontrarem e tornar realidade as iniciativas que consideram oportunas.

Em breve contaremos em detalhes como se organiza a Rede, como você pode fazer parte dela e quais ferramentas estão disponíveis para tornar essa iniciativa uma realidade.

Para mais informações, siga-nos em: http://champagnatglobal.org/

 

Mais sobre a Rede

Qual é a origem da Rede Global Marista de Escolas?

Responde ao apelo do XXII Capítulo Geral para “Caminhar juntos como uma Família Global”.

Em que consiste a Rede?

A Rede oferecerá um espaço, uma plataforma: Champagnat Global para que toda a comunidade escolar Marista tenha a oportunidade de se encontrar globalmente e promover atividades de interesse, que promovam a qualidade educacional, a conexão, o intercâmbio, a inovação e a tecnologia, a evangelização e a transformação social.

É o lugar de tornar realidade iniciativas como:

  • Cultivar a identidade e o sentido de pertença Marista.
  • Compartilhar experiências e boas práticas.
  • Incentivar sinergias e colaboração.
  • Promover o intercâmbio entre os integrantes da comunidade escolar.
  • Realizar projetos acadêmicos internacionais.
  • Fomentar a solidariedade e a transformação social.
  • … e muitas outras propostas que surgirão à medida que a Rede está sendo tecida.

A Cocriação da Rede

A Rede Global Marista de Escolas está sendo gestada de forma colaborativa e será fruto de um processo cocriativo que garanta a empatia e aproveite as capacidades e a riqueza de todos os membros envolvidos na tarefa educativa Marista.

A Rede está se tecendo

Como resultado de todo o processo que se vem trabalhando com representantes da comunidade escolar Marista, surgiram alguns espaços de oportunidade e alguns temas que serão aprofundados em uma Cúpula e que formarão a base daqueles que serão os primeiros grupos que farão parte da Rede.