A Campanha da Fraternidade 2024 está recebendo uma abordagem mais profunda sobre o tema da amizade social, por meio de uma página especial repleta de materiais exclusivos. Esta página, organizada pelo Brasil Marista e articulada pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), disponibiliza recursos que visam aproximar o tema ao cotidiano das comunidades, oferecendo teoria e prática em um só lugar.

Esse espaço virtual traz diversos subsídios. Entre eles, destaca-se um e-book direcionado à comunidade eclesial com roteiros para encontros, incluindo ideias de como aprofundar a temática e de gestos concretos. Além disso, existem arquivos editáveis como cards para redes sociais e cartazes. Entre eles inclusive uma releitura da arte feita pela Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), insumos para trabalhar a Campanha da Fraternidade em sala de aula, indicação de livros da Editora FTD, uma releitura da Encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco e o subsídio “Todos Irmãos e Irmãs”. Além de uma síntese do texto base, elaborada pela coordenação de Pastoral da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista).

 

Tema da Campanha da Fraternidade 2024

Em 2024, o tema da campanha é “Fraternidade e amizade social”. E a inspiração bíblica que serve como lema é: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é despertar a consciência para a importância e a beleza da fraternidade humana. O objetivo é incentivar a criação, o cultivo e o fortalecimento dos laços de amizade. Não apenas no âmbito individual, mas principalmente no comunitário, visando a construção de uma realidade de paz entre todas as pessoas e povos. Sempre baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo.

De acordo com o padre Jean Poul Hansen, assessor de Campanhas da CNBB, o texto-base da CF 2024 reflete o desejo de que a fraternidade seja o remédio para curar o mundo adoecido. Ou seja, para sanar a sociedade enferma e recompor o tecido esgarçado da nossa convivência.

 

Uma página para inspirar estudo e ação

Esta é a terceira vez que o Brasil Marista disponibiliza conteúdos dessa forma, utilizando uma página dedicada à campanha, em colaboração com a PMBCS. A intenção é oferecer mais visibilidade aos temas abordados pela CNBB e transformar esse conhecimento em ação. Buscando a participação de todos na construção de um mundo melhor.

A página oferece uma oportunidade única para aprofundar os estudos e promover ações que impactem positivamente a sociedade, em sintonia com os objetivos e propósitos da Campanha da Fraternidade.

 

Para acessar a página especial e explorar todos os materiais disponíveis, clique aqui.

 

acesse a página da campanha da fraternidade 2024