Durante os dias 6 e 29 de novembro, o Irmão Otalívio Sarturi esteve em Roma participando do Curso de Acompanhantes de Irmãos Idosos com outros 18 Irmãos de 14 Províncias. Os Irmãos Ataíde J. de Lima, Michael Sexton e Xavier Barceló acompanharam os Irmãos participantes do programa. O Instituto Marista promoveu o curso.

Dentre os objetivos desse curso, figuram: a qualificação daqueles que já acompanham Irmãos mais velhos, seja em residências específicas ou em outras comunidades; desenvolvimento da cultura do cuidado com dinâmicas de acompanhamento pessoal e comunitário desses Irmãos; preparação daqueles que exercerão esse serviço no futuro; desenvolvimento da espiritualidade do entardecer da vida; troca de experiências entre os participantes.

O curso

O evento contou com diversas palestras e workshops sobre o cuidado integral da pessoa idosa. Pedro Jesús Arenas destacou a necessidade de competências técnicas, relacionais, emocionais, espirituais, éticas e culturais no acompanhamento de idosos. José Cristo Rey abordou as implicações da longevidade para uma vida religiosa saudável, enquanto Landelino Ortego discutiu a espiritualidade do irmão idoso.

Na terceira semana, Vicky Irigaray falou sobre o acompanhamento espiritual pessoal e comunitário, e Ir. Michael Green abordou o acompanhamento de irmãos idosos a partir das origens maristas. Joseph McKee refletiu sobre o cuidado do cuidador, destacando a importância de cuidar de si mesmo.

Dois workshops maristas foram conduzidos pelos Irmãos Óscar Vicario e Ernesto Sánchez. Vicario enfatizou a vocação Marista como cuidado da vida de crianças e jovens, enquanto Sánchez convidou a cultivar uma vida nova, destacando a importância do compromisso individual para o renascimento do Instituto.

Dois workshops adicionais foram liderados por Dairon Menezes, da Ordem Hospitaleira São João de Deus, e Maite Pablo, Irmã Missionária de Nossa Senhora da África.

Confira o relato do Ir. Otalívio sobre a experiência vivenciada durante os dias de evento em Roma e as lições levadas nesse período:

Experiências

Ao longo do Curso foi possível constatar que a Regra de Vida, quando diz que “somos diferentes e complementares”, tem plena razão. Mesmo sendo de diferentes culturas e cada um dos Irmãos participantes com seu modo peculiar de ser, foi possível viver muito bem a fraternidade marista.

Cada Irmão, independentemente da idade e do seu jeito próprio de ser, traz em seu íntimo traços marcantes de Deus. E, na condição de ser humano, é portador de preciosa dignidade, que necessita ser acolhida, ouvida, respeitada.

Cuidar de alguém supõe antes de tudo a arte do cuidado de si mesmo, tanto na dimensão social, quanto na dimensão afetiva, física, espiritual. Quanto mais sou capaz de cuidar de mim mesmo, nas distintas situações e etapas da vida, melhores condições terei para cuidar de alguém.

Ao passo que a cultura atual incentiva o ter, o fazer e as potencialidades pessoais. Se ao longo da vida, fui capaz de valorizar o ser e não apenas o fazer, quando alcançar a terceira idade, etapa da vida onde já não consigo realizar tantas coisas como antes, estarei em melhores condições de agradecer o passado, viver o presente com paixão e vislumbrar o futuro com esperança.

A vocação de Irmão Marista traz em sua essência o cuidado das crianças e dos adolescentes. Desde a juventude e a idade adulta, convidaram-me a cuidar de mim mesmo e dos demais, especialmente na terceira idade, etapa da vida onde não consigo mais desenvolver tantas ações junto às crianças e jovens. Necessito focar no cuidado de mim mesmo e dos demais coirmãos.

Aprendizados

Cada um de nós é convidado a cultivar a experiência de Deus, que nos habita e se manifesta no coirmão, nos acontecimentos e na natureza. O cultivo da presença de Deus é fundamental para centrarmos a vida no essencial e a entendermos o que Ele nos ensina nas distintas situações e etapas da vida, em especial, na terceira idade.

Assim, convidamos os leigos e leigas que abraçaram o carisma Marista a cultivarem-se. Além disso, tanto na dimensão física quanto na dimensão afetiva, social, profissional e religiosa, eles contribuem assim para que vivam a missão Marista de modo mais intenso e harmonioso.

Portanto, o curso ainda ensinou que cada um de nós traz distintas notas musicais em seu íntimo. Cabe-nos harmonizá-las e transformá-las em canções, capazes de alegrar e fortalecer a vida de si mesmo e daqueles que encontrarmos ao longo do caminho.