Entre os dias 2 e 5 de novembro, o Aspirantado Marista recebeu quatro participantes do Conexão Especial Marista: Afonso (Joinville), Jeferson (Londrina), Marcos (Dourados) e Matusalém (Curitiba) estiveram presentes para a experiência vocacional. O evento aconteceu em Itapejara d’Oeste, Paraná. A saber, a experiência consiste em conhecer e viver a rotina da vida desse Centro de Formação. Visando discernir a entrada no Aspirantado em 2024.

Os quatro participantes puderam experimentar a vida fraterna em comunidade, a formação humana, as orações, os afazeres com o cuidado da casa, o trabalho manual, o esporte, o apostolado catequético e a vida paroquial. Houve também um tempo de deserto, ao final do qual redigiram o pedido de ingresso no Aspirantado. Além dos Irmãos da Comunidade Formativa, participaram os Irmãos Bruno Marcondes, Edicarlos Coelho, Lauro Daros e Rafael Fagner. O Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial, lembra de uma frase do Papa Francisco sobre a escolha da vocação: “Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria; onde estão os consagrados e os jovens, há sempre alegria. A alegria do vigor, a alegria de seguir Jesus”, cf. Papa Francisco.

Noviciado

O Irmão Benê Oliveira envia também uma mensagem para os postulantes Alison e Gildásio, que participaram de um retiro no Rio Grande do Sul:

Ofereçamos a nossa sintonia, fraternidade e preces ao Alison e ao Gildásio, nossos Postulantes da Província. Que estiveram de 1º a 05 de novembro, em Tramandaí, RS, junto dos Postulantes da PMBSA, realizando retiro em vista do Itinerário do Noviciado. Foram dias de discernimento da autenticidade do chamado de Deus à Vida Consagrada Marista à luz do trabalho das motivações vocacionais, da procura de autoconhecimento, das diversas relações: comunidade, personalidade, fé, vida cristã, carisma, EAM, missão educativa, evangelizadora e de proteção de crianças e jovens, etc. Será tempo de “permanecer no amor de Deus” e de dar uma resposta consciente e decisiva à vocação. O estilo de vida do Mestre Jesus precisa tornar-se o estilo de vida do discípulo. Alison e Gildásio, nós os animamos, pois VALE a PENA SER IRMÃO MARISTA!