PMBCS realiza, entre todas as Frentes de Missão, encontros formativos sobre a III Assembleia Internacional da Missão Marista. Na Organização Religiosa, encontros foram conduzidos pelo Ir. Miguel Fernandes e o Coordenador de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, Bruno Socher. A Assembleia ocorrerá entre os dias 8 e 14 de abril em El Escorial, Espanha.

Objetivos

Por ser um evento representativo, a Assembleia Internacional da Missão Marista terá apenas oito representantes da PMBCS. Assim, para que haja uma participação na construção anterior ao evento, há os encontros com cada Frente de Missão. Nos encontros, ocorre a contextualização dos Capítulos e Assembleias como meios de alimentar e orientar a Missão Marista ao longo do tempo.

Segundo o Irmão Miguel Fernandes, o objetivo geral é ter uma fotografia da Missão Marista, com um recorte do que é feito pelas Frentes de Missão. Para se trazer esses anseios ao Instituto, através dos desafios e apelos da Província discutidos nos encontros.

O primeiro encontro teve como objetivo apresentar o significado da Assembleia em si e a experiência de construção que ela proporciona dentro do Instituto. Além de refletir sobre a espiritualidade que impulsiona a todos na Missão Marista como família global.

Atividades

Dentro do primeiro encontro, houve uma lembrança ao XXII Capítulo Geral do Instituto, que apela para a Família Carismática Global Marista. Todos os Maristas pertencem a uma única família, um único corpo global e são chamados a agir como tal.

Foi também lembrado o aniversário de 200 anos da construção de L’Hermitage. Um símbolo Marista e que recorda o Espírito de Família, presente desde os primeiros Irmãos e que foi um dos alicerces para que a construção da Casa Marista se concretizasse.

Outro texto inspirador foi o Testamento Espiritual de Marcelino Champagnat, com os anseios do fundador do Instituto para que o carisma Marista e a Missão seguissem vivos.

Reflexões

O primeiro encontro refletiu sobre ações a serem feitas a nível provincial e de Instituto. Que desafios, apelos, áreas de ação e mudanças que poderiam ser feitas?

Segundo dia

O segundo encontro teve como motivação sermos todos filhos e filhas da promessa que Champagnat e os primeiros Irmãos fizeram em Fourvière, em Lyon. Com todas as dioceses do mundo nos planos Maristas e a missão de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”. Com inspiração nesta missão, foi refletido sobre as várias frentes de missão do Instituto Marista no mundo.

Foram apresentadas as seguintes frentes de missão Maristas:

  • Escolas e Universidades
  • Direitos das crianças, adolescentes e jovens
  • Editoras
  • Pastoral Juvenil Marista
  • Solidariedade
  • Voluntariado Marista
  • Comunidades Internacionais

 

Entre as apresentações de cada frente, houve a discussão e apresentação com mais detalhes de cada uma.

Duas perguntas foram feitas para os participantes em relação às frentes de missão:

Quais são as frentes de missão que queremos inovar e/ou fortalecer?

Quais os principais desafios a serem enfrentados?

Terceiro encontro

O encontro final relembrou a formação histórica do Instituto, com os quatro ramos da família Marista: Irmãos, Padres, Irmãs e Irmãs missionárias. Outro ponto de discussão abordado foi o compromisso, através do Papa Francisco, da defesa das crianças contra qualquer tipo de abuso.

Dois questionamentos foram feitos para os participantes a partir das discussões realizadas.

Estamos alinhados com a Igreja local? O que poderíamos fortalecer ou promover como Maristas?

Resultados

Todos os pontos discutidos foram anotados e enviados para um compilado de tudo o que foi conversado nos encontros das Frentes de Missão. Esses anseios serão levados pelos representantes da PMBCS na Assembleia Internacional da Missão Marista, para que o Instituto possa ter acesso do que é a realidade dos trabalhos da Missão de Champagnat na Província.

Delegação da PMBCS

Representando a Província Marista Brasil Centro-Sul, estarão presentes oito representantes: Alvaro Luis Lopes Quintas (Saúde), Ir. Anacleto Peruzzo (OR), Diogo Luiz Santana Galline (OR – AV), Laura de Fátima Ferraz (PUCPR), Marcia Maria Rosa (Marista Brasil), Ir. Miguel Fernandes (OR – Comissão de Missão), Ricardo Tavares (FTD Educação – Rede de Editoriais Maristas) e Bruno Manoel Socher (OR – Equipe de apoio – tradução).

Significados

Referindo-se aos elementos do logotipo desta terceira Assembleia, o Irmão José Sánchez Bravo, diretor do Secretariado de Educação e Evangelização e integrante da Comissão Preparatória lembrou que “colocamos um grande mundo atrás da casa de l’Hermitage, que nos dá a ideia de Ser Família Global. A imagem de l’Hermitage nos fala do legado; as janelas para ver o futuro; as portas significam acolhida; e o rio Gier que corre representa a água que vai para o mundo inteiro”. (Veja elementos do logotipo: MIMA III – Recursos – Champagnat)

Até o momento, foram realizadas 2 Assembleias de Missão: uma em 2007, em Mendes (Brasil), com o lema: “Um coração, uma missão”; e outra em 2014, em Nairobi (Quênia), sob o lema: “Maristas novos em missão”.