A cidade de Aparecida foi o cenário, nos dias 8 a 12 de dezembro de 2023, da Assembleia Provincial da PMBCS, um evento anual que reúne os Irmãos Maristas em um ambiente de reflexão, espiritualidade e partilha.

O Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da Província Marista do Brasil Centro-Sul (PMBCS), deu as boas-vindas aos presentes destacando que os Irmãos Maristas estão na Casa da Mãe Aparecida na qualidade de peregrinos, como comunidade provincial, para agradecer os dons da consagração, da fraternidade, da espiritualidade, da missão, da fidelidade, da perseverança e a bênção do Ano das Vocações Maristas no Instituto e na Província. “Aparecida é sempre um lugar bonito, acolhedor, de oração, de gratidão, de compromisso com a conversão, de grande confiança na proteção de Nossa Senhora – nossa vida, doçura e esperança!”, afirma.

Assista abaixo o vídeo com imagens e depoimentos do encontro!

Para onde, Irmãos?

 

O primeiro dia foi marcado por uma celebração de inspiração, conduzida pelo Ir. Miguel Fernandes e José Leão da Cunha Filho, Diretor Executivo da PMBCS, com a pergunta orientadora “Para onde, Irmãos?”, incentivando a reflexão sobre a presença no Santuário de Aparecida. O destaque foi para a importância da confiança, paz, aconchego, oração e gratidão na jornada espiritual.

Na ocasião, o Ir. Miguel Fernandes compartilhou sua perspectiva sobre a realização da Assembleia nesse local sagrado: “É um momento especial e de gratidão pelo encerramento do ano das vocações e pelo triênio que finda. Que possamos colocar tudo isso no colo de Maria, a Boa Mãe, para que ela continue nos guiando”.

Na sequência, José Leão ressaltou que, em um primeiro momento, talvez os Irmãos pensem que o convite para peregrinar em Aparecida seja uma decisão do Provincial ou somente um lugar para a realização da Assembleia. No entanto, segundo ele, pode-se pensar que Maria convidou os Irmãos para estarem ali por alguma razão. “Ela nos quis aqui e tem algo a nos dizer”, instigou. Segundo ele, a mãe de Jesus sempre nos diz: “faça tudo que Ele vos disser”.

Por fim, ele apresentou duas perguntas inspiradoras para o início da Assembleia: O que eu, Irmão Marista, sinto que Jesus Cristo me pede para fazer hoje? O que Ele, filho de Maria, pede a nossa Província para fazer hoje?”.

Anúncios que geram vida

No segundo dia, a programação continuou com reflexões sobre “Anúncios que geram vida”. A programação teve início com um momento de reflexão conduzido pelo Ir. Anacleto Peruzzo, Diretor de Vida Consagrada e João Luis Fedel Gonçalves, especialista em Identidade, Missão e Vocação da PMBCS. Houve a leitura da Regra de Vida dos Irmãos (n.8), que instiga os Irmãos a contemplarem Maria, primeira discípula de Jesus, como inspiração no itinerário de consagrado; um caminho de amor a Deus e de serviço ao próximo.

O Ir. Anacleto provocou os Irmãos com as perguntas inspiradoras para o dia, que foram as seguintes: “Que sonho tenho para minha Província, Região e Instituto? Em que decido ser novo para ajudar a minha Província a acolher os anúncios de Deus?” Além disso, convidou os presentes a entoar juntos o tradicional “Salve Regina” e a recitação do Angelus.

Na sequência, João Fedel instigou a reflexão sobre os anúncios de Deus. Houve a contemplação de dois painéis de Cláudio Pastro localizados na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O primeiro trazia a anunciação narrada por Lucas (1,26-38), que representa a cena clássica do anjo se aproximando de Maria. E o segundo, era do evangelista Mateus (1,18-25), que descreve a cena em que o anjo aparece em sonho a José para avisá-lo da origem divina do filho de Maria, sua noiva. Segundo João Fedel, ambos os anúncios são intensos, diversos, exigentes e realizadores. Eles representam uma nova experiência da presença de Deus que se revela na misericórdia e na surpresa.

Em seguida, os Irmãos foram convidados a um tempo de meditação pessoal, tendo as duas imagens dos painéis como inspiração e as questões: “Como as anunciações de Maria e José inspiram nossa vocação e missão? Em que momentos da minha vida reconheço a presença amorosa de Deus? Que anúncios Deus está fazendo para nossa Província nesse momento da história?” Depois, houve um momento de reflexão em grupos. Cada um teve um secretário para anotar a síntese para partilha.

Momento cultural com o Padre Zezinho

 

Um destaque na Assembleia foi o momento cultural que contou com a presença do grupo “Ir ao Povo” e uma surpresa especial com o Pe. Zezinho, que compartilhou sua trajetória de vida como padre e compositor. Ele comentou sobre sua preocupação em trazer a catequese para as canções e destacou a canção “Somos Irmãos”, que está, de certa forma, conectada com a própria experiência dos Irmãos Maristas e sua vida baseada na fraternidade.

O Ir. Darci Kroth valorizou muito o esforço dos organizadores de trazer o Pe. Zezinho para participar da Assembleia Provincial. Na ocasião, ele partilhou com os Irmãos sua produção artística e evangelizadora. “Desde os meus 20 anos eu acompanho as músicas do Pe. Zezinho e estar com ele foi um momento muito emocionante”, afirma.

 

 

Renovação de votos dos Irmãos

 

Outro momento especial da Assembleia foi a realização de uma missa exclusiva com Pe. Carlos Eduardo Catalfo, Reitor do Santuário de Aparecida, na Capela dos Apóstolos. A ocasião contou com a renovação dos votos temporários dos Irmãos Bruno Marcondes, Carlos Henrique Oliveira, José Augusto Wendler e Rafael Fernandes por um ano. Eles assumiram novamente o compromisso de seguir na vocação religiosa de Irmão Marista. Houve, também, a renovação dos votos perpétuos de alguns Irmãos. Eles puderam renovar a própria consagração e opção de vida religiosa Marista.

Peregrinos em Aparecida

 

Na sequência, os Irmãos foram convidados a peregrinar livremente pelo santuário. Alguns optaram por fazer um passeio de barco para avistar o local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada, em outubro de 1717, por três pescadores (Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves) no rio Paraíba e outros Irmãos aproveitaram o momento para confissão e oração pessoal.

 

 

A última atividade foi a realização de um Louvor Marial, às 17h30, na frente do Santuário. Algumas canções foram entoadas pelos Irmãos, como o “Hino à Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Viva a Mãe de Deus)” e “Quando teu pai revelou o segredo a Maria”. Foi um momento bonito de comunhão entre os Irmãos. Ao final o louvor, eles seguiram ao encontro dos peregrinos para conversar com eles sobre a congregação e sua vocação religiosa.

 

Viver como peregrinos, peregrinos com Deus

 

O terceiro dia de Assembleia teve a coordenação do Ir. Rogério Mateucci, Conselheiro da PMBCS e Reitor da PUCPR, e do José André de Oliveira, Leigo Marista e Chefe de Gabinete da PUCPR. A programação começou com a missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida, às 8h, com espaço exclusivo para os Irmãos Maristas e contribuição do Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira, e dos Irmãos José Augusto Wendler e Ir. Vanderlei Siqueira nas leituras.

De acordo com o Ir. Rafael Fernandes, este foi um momento muito importante da Assembleia. A missa na Casa da Mãe Aparecida foi especial, ainda mais com a presença de peregrinos e crianças que vêm de diversas partes do Brasil. “Celebrar com elas é relembrar a nossa missão original de estar entre as crianças, adolescentes e jovens para a educação evangelizadora”, disse.

Aparecida: um convite para rezar

 

Nesse mesmo dia, o Ir. Alan Patrick Zuccherato encontrou com os Irmãos para compartilhar sua visão sobre Aparecida: “É um convite para rezar. A graça da fraternidade e a recordação de que Nossa Senhora é nossa irmã nessa caminhada sinodal”. Além disso, ele falou sobre a experiência de ser peregrino, as lições da mãe de Jesus e a devoção a Nossa Senhora. Segundo ele, Aparecida é um convite para rezar. É ali que se vê a “graça da fraternidade e a recordação de que Nossa Senhora é nossa irmã nessa caminhada sinodal”, afirmou. Por fim, comenta que a imagem da Nossa Senhora é sinal que nos conduz ao Senhor.

De acordo com Ir. Miguel, um momento que chamou a atenção dele na palestra do Ir. Alan foi quando ele contou sobre a história da restauração da imagem de Aparecida por Maria Helena Chartuni. “Fiquei impressionado quando ele contou que a Maria Helena fez dois restauros na imagem de Nossa Senhora. O primeiro, após o atentado sofrido no dia 16 de maio de 1978, e o segundo, quando ela restaurou a própria vida da artista”, explicou.

 

Ir. Ernesto Sánchez: sinodalidade e reconfiguração

 

A Assembleia Provincial contou com a presença do Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, que abordou o tema da “Sinodalidade e Reconfiguração”. Ele compartilhou sua participação no Sínodo (2021-2024), destacando a expectativa do Papa Francisco para uma Igreja sinodal, baseada na comunhão, participação e missão. Ir. Ernesto ressaltou que o sínodo não é uma reunião parlamentar, mas um caminho guiado pelo Espírito Santo, enfatizando três temas principais: corresponsabilidade na missão, uma comunhão que irradia, e participação, responsabilidade e autoridade.

Na segunda parte da sua exposição, o Ir. Ernesto abordou as temáticas importantes para o Instituto Marista nos próximos anos, que incluem espiritualidade, vocação Marista, corresponsabilidade, necessidades emergentes, família Marista global e reconfiguração, considerando a vitalidade, viabilidade e sustentabilidade da vida e missão maristas. Ele destacou a necessidade de avançar na reflexão sobre uma reconfiguração canônica, considerando a redução gradual do número de Irmãos nas unidades administrativas do mundo Marista.

A saber, além da participação do Superior Geral, a Assembleia Provincial contou com a presença do Ir. Jorge Gaio, Ecônomo Geral do Instituto Marista, que teve a oportunidade de conviver um pouco com os Irmãos da sua Província de origem.

 

 

E agora, Irmãos?

 

Na sequência, José André Azevedo e o Ir. Rogério Mateucci retomaram com os Irmãos a trajetória percorrida desde o início da Assembleia (o escopo, o tema, o lema, os anúncios) que geraram vida em cada um dos Irmãos. Eles amarraram todas as experiências vividas para que os Irmãos pudessem vivenciar um momento de síntese de tudo que foi vivido.

Após apresentarem aos Irmãos o vídeo da Orquestra de Cateura que mostrava a iniciativa de transformar o lixo em instrumento musical, eles foram instigados a partilhar em grupos sobre quais seriam as intuições de futuro. A pergunta que ficou foi: “E agora, Irmãos?”.

Para fechar a programação do dia, houve a oração do Santo Terço com uma caminhada ao ar livre. Foi um momento de espiritualidade vivida em fraternidade por todos os participantes, entregando as reflexões e experiências da Assembleia à Maria, a Boa Mãe.

 

Ecos da trilha percorrida

 

A manhã de segunda-feira iniciou com uma oração conduzida pelo Ir. Miguel Fernandes e José Leão intitulada “Ecos da trilha percorrida”. Os Irmãos rezaram por tudo que viveram na Assembleia e por todos os anúncios de Deus que geraram vida nova para eles e para a Província. Com o intuito de registrar a experiência, os Irmãos foram convidados a escreverem uma carta de próprio punho com os momentos mais marcantes.

Após esse momento, alguns fizeram a partilha para o grande grupo. O Ir. José Augusto Wendler comentou sobre a alegria de viver com os seus coirmãos essa fraternidade na Assembleia. “Somos diferentes e complementares e, como instrumentos em uma orquestra, temos o nosso som, o nosso tom e o nosso ritmo. Assim, juntos, em sintonia, conseguimos dar sentido a nossa vida e a nossa vocação”, comentou. Segundo ele, estar na “casa da Mãe Aparecida” diz muito sobre a nossa missão enquanto Igreja.

Na ocasião, o Ir. Adilson Janowski comentou sobre a alegria de participar de uma Assembleia em um lugar tão especial. “Agradeço a equipe que pensou em realizar a Assembleia em Aparecida, com toda as dificuldades que isso significa. Valeu a pena o esforço”, afirmou. Ele mencionou, também, o momento emocionante na Missa realizada no Santuário, com a presença do rosto do povo brasileiro, pessoas que vieram de diversas partes do país para vivenciar a sua fé e a devoção à Nossa Senhora.

Após esse momento de partilha, em procissão, o Ir. José Aderlan e Marianne Dias, secretária executiva da OR, passaram com a Nossa Senhora entre as mesas recolhendo as cartas que os Irmãos escreveram com relatos sobre a vivência na Assembleia, ao som da música “Nossa Senhora” de Roberto Carlos.

No final da manhã, houve uma participação do Dr. Bruno Orloski, da Procuradoria Jurídica do Grupo Marista, para trazer aos Irmãos informações administrativas da Província em relação ao Patrimônio. A programação do dia foi concluída uma fala do Provincial, Ir. Benê Oliveira, e o Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez, para o fechamento das atividades em Aparecida. Na parte da tarde, os Irmãos se dirigiram para Boraceia (SP), na Vila Marista, uma casa de veraneio dos Irmãos, para a realização de mais alguns momentos de oração e reflexão sobre a experiência.

 

Inspiração em Boraceia

 

O último dia de Assembleia já em Boraceia (SP), os Irmãos iniciaram a programação com um momento orante dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, conduzido pelo Ir. Anacleto Peruzzo. Na ocasião, a motivação ficou por conta do Ir. Ernesto Sánchez, o canto “Mãe do Céu Morena, Leitura do Evangelho e momentos de silêncio e reflexão pessoal.

Em seguida, um momento de síntese com a condução do especialista em IMV, João Luis Fedel. Ele perguntou aos presentes: “Que intuições de futuro imaginamos para a Província?”. Depois, houve um tempo pessoal para que os Irmãos pudessem elaborar dentro de si tudo que viveram nos dias de Assembleia e a forma como gostariam de seguir na missão Marista. Após essa reflexão, os Irmãos se reuniram em grupos de 4 a 5 pessoas para anotar pelo menos duas intuições. Na sequência, partilharam com o grande grupo algumas ideias.

A avaliação da Assembleia foi responsabilidade do Ir. Anacleto, que instigou os Irmãos, perguntando: “Como você sentiu essa Assembleia?”. Os ecos foram, em sua maioria, muito positivos. Os Irmãos retornam com um sentimento de gratidão pela experiência. O Ir. Adilson Suhr elogiou a dinâmica com que a Assembleia foi conduzida. “Houve serenidade entre os Irmãos e Leigos ao longo dos dias e o empenho dos colaboradores leigos e leigas ao longo da Assembleia. Eram irmãos e irmãs entre os Irmãos”, finalizou.

 

Síntese

 

A Assembleia Provincial foi finalizada com a produção de um poema síntese intitulado “Anúncios que geram vida”. Este evento canônico da PMBCS proporcionou aos Irmãos Maristas não apenas uma reflexão profunda, mas também a oportunidade de fortalecer laços fraternos, renovar votos e compartilhar experiências, consolidando o compromisso com a missão Marista e os valores do Instituto.