A programação inclui louvor Marial, missa de renovação de votos, momento cultural e diálogo com peregrinos 

 

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, os Irmãos Maristas da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) estarão reunidos em Aparecida do Norte, para a realização da Assembleia Provincial. O tema que motiva esse encontro é “Anúncios que geram vida”, e o lema, “Com Jesus, Maria e José, confiar e ousar”.  

Mais de 60 Irmãos de toda a Província estarão presentes para esse momento de comunhão e fraternidade. A escolha de Aparecida vem de uma conexão com as próprias Constituições Maristas (n.3), que diz: “Contemplamos a vida de Maria nas Escrituras para tornar nosso o seu espírito” (Const. 3).  

Além disso, há também uma relação com as Prioridades do Triênio, que foram definidas em julho de 2021 no VI Capítulo Provincial da PMBCS. Uma delas é “Vida Consagrada e Província mais simples”, que traz uma perspectiva de cuidado com os religiosos e com a vocação. Assim, a peregrinação até a casa da Mãe Aparecida parece ser um convite de Maria para explorar a missão dos Irmãos e mergulhar na vocação de cada um. 

O Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, na carta de convocação para a Assembleia, expressa o desejo de que a proteção maternal de Maria acompanhe os Irmãos nessa peregrinação, revivendo neles a confiança ilimitada e inabalável de São Marcelino Champagnat. 

 

Destaques da programação 

A programação da Assembleia terá momentos celebrativos, reflexões pessoais e em grupo, um momento cultural e peregrinação por Aparecida. Um dos destaques é a presença do Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, ao longo de toda a Assembleia. 

No sábado (9/12) haverá a celebração de uma missa especial na Capela dos Apóstolos, às 14h, que será presidida pelo Pe. Carlos Eduardo Catalfo. “Será um momento bonito para os Irmãos, pois haverá a renovação de votos, reafirmando o compromisso deles com a missão de educação evangelizadora para crianças e jovens, especialmente os mais necessitados”, diz o Ir. Anacleto Peruzzo, diretor de Vida Consagrada da PMBCS.  

No mesmo dia, às 17h30, os Irmãos Maristas farão a apresentação de um louvor Marial em frente ao Santuário de Aparecida. “Estamos programando um lindo louvor dedicado à Maria, nossa Boa Mãe”, explica. Os Irmãos selecionaram músicas especiais para a consagração à Nossa Senhora e cantarão juntos, em uma só voz, clima de perfeita comunhão e fraternidade. 

No domingo (10/12), os Irmãos participarão da missa, às 8h, com Dom Orlando Brandes, atual Arcebispo Metropolitana de Aparecida. Na sequência, farão uma peregrinação livre pelo santuário em um momento especial de diálogo com os peregrinos, no qual será possível realizar a escuta de histórias de vida e partilhar sobre a vocação marista (religiosa e laical). 

 

Síntese da Assembleia  

O momento síntese da Assembleia irá ocorrer em Boraceia, litoral de São Paulo, em um espaço Marista. O tema motivador desse dia, segundo João Luis Fedel, da equipe de preparação da Assembleia, é, na verdade, uma provocação: “Como retornamos para nossas comunidades para crescermos em sabedoria e graça?”. Na ocasião, os Irmãos farão a reflexão a partir da experiência de Aparecida, a renovação de votos, a consagração a Nossa Senhora, o diálogo com os peregrinos. De certa forma também conseguirão pensar sobre o que desejam para o futuro da Província. “A Assembleia terá uma dimensão muito forte vivencial e tenho certeza de que gerará bons frutos”, finaliza.