No dia 17 de fevereiro, a Diocese de Chapecó realizou o Encontro das Coordenações Diocesanas de Pastoral. Um momento para que as diferentes pastorais, organismos e movimentos se encontraram para rezar, refletir e estudar sobre atividades que realizarão em 2024.

Após o café, os participantes vivenciaram um momento de espiritualidade que tratou de aspectos do Ano Jubilar – “Peregrinos da Esperança”. Para o qual todos estão se preparando na Igreja. Após Dom Odelir, bispo de Chapecó, fazer a saudação, o grupo vivenciou um momento de estudo sobre o terceiro pilar do Plano de Pastoral, que é a caridade. Enfatizou-se a importância da Escola de Fé e Cidadania, que acontecerá ao longo deste ano até 2025. Realizar essa abordagem em um encontro como o das coordenações faz com que “as questões sociais, a defesa da vida e os desafios ecológicos da atual cultura urbana globalizada tenham que ser enfrentados pelas nossas comunidades. […] em postura de serviço, diálogo, respeito à dignidade da pessoa humana, defesas dos excluídos e marginalizados, compaixão, busca da justiça e do bem comum, e cuidado com o meio ambiente” (DGAE, nº 104).

Com essa consciência, os participantes realizaram a distribuição, por espaço, dos grupos, que passaram a olhar, com base neste aspecto, as atividades previstas para o ano.

A coordenação do Setor de Juventudes esteve presente para pensar e planejar atividades para o ano, onde houve a participação de quatro expressões juvenis, entre elas a PJM (Pastoral Juvenil Marista), do colégio Marista São Francisco. O momento foi marcado com as partilhas e vivências. Estiveram representando a Instituição Marista o Irmão Francisco Fontana e a Analista da Animação Vocacional Carla Tecchio.

A Coordenação do Serviço de Animação Vocacional também se reuniu para dinamizar o planejamento das atividades de 2024

A equipe com envolvimento das lideranças da 1ª Escola Diocesana de Animação Vocacional destacou e debateu a dinâmica da 7ª Romaria Vocacional Diocesana. O evento acontecerá no dia 25 de agosto em Pinhalzinho/SC. O material da Romaria, além do mês vocacional, será produzido pela equipe. Portanto, a definição de materiais, dinâmicas, símbolos entre outros faz perceber o quanto o grupo está aberto para o novo e para experiências significativas para todo o povo.

Por fim, houve planejamento também para outras atividades que serão compartilhadas com outras pastorais. Mas, destacou-se a importância da articulação e retomada da construção do Plano Diocesano de Animação Vocacional. Este será um instrumento que melhor ajudará a todos nos trabalhos vocacionais. Estiveram representando a Instituição Marista o Irmão Joaquim Sperandio e a Analista Daniela Bernardi.