Nos dias 18 e 19 de março, em Curitiba, 12 jovens, vindos de Chapecó, Curitiba, Jaraguá do Sul e São Paulo participaram do encontro no Centro Marista Champagnat (CMC). O objetivo do evento foi o de reunir os participantes remanescentes para a definição dos próximos passos do Laicato Jovem na Província. Importante destacar que foi o reencontro dos jovens leigos da Província pela primeira vez desde 2019.

Welinton Trentin, um dos representantes do Laicato Jovem de Jaraguá do Sul, coloca a importância de haver um reencontro entre os participantes do Laicato Jovem após o período pandêmico. “É bom estarmos reunidos presencialmente e discutindo sobre o nosso futuro como leigos jovens”, conclui.

Durante o primeiro dia de evento, os jovens foram relembrados sobre as bases essenciais do laicato e o que inspira a caminhada dos grupos, que seguem juntos como os discípulos de Emaús, também inspirados a serem sal da terra e luz do mundo.

Os cinco elementos essenciais do Laicato Jovem Marista são:

  • Somos jovens (público)
  • Vivemos os pilares Marista (fraternidade, espiritualidade e missão)
  • Qualquer caminho não nos serve (projeto de vida pessoal e comunitário)
  • Nos movimentamos (formação permanente)
  • Andamos juntos (acompanhamento)

Houve também a apresentação do especialista e responsável pela atividade laical na província, João Fedel, de como estão organizados os grupos laicais na região América Sul. A Analista de Identidade e Missão da Província, Josmari Pauzer, apresentou o espaço da mesa Marista aos participantes. Os grupos também apresentaram suas realidades locais, virtudes e dificuldades, além de terminarem o dia com um momento de espiritualidade.

Durante o encontro, os participantes puderam ter contato com jovens Irmãos e leigos e leigas da Praça da Vida Marista de Curitiba, em uma partilha rica entre todos que vivem o carisma transmitido por Champagnat.

Documento de referência do Laicato Jovem

No domingo, o grupo trabalhou para a elaboração de direcionamentos e orientações que servirão como um referencial teórico para o laicato jovem, com o intuito de facilitar a formação de novos grupos laicais e a continuidade dos grupos já existentes.

O documento esteve em pré-produção e foi levado para discussão e aperfeiçoamento durante o evento. Flavia Meireles Israel, uma das condutoras do encontro, ressalta o valor da construção partilhada dos jovens. “O encontro foi importante no processo de escrita do documento para compartilhar, editar e engajar os participantes nos grupos do Laicato Jovem Marista”.

O especialista em juventudes da Província, Diogo Galline, ressalta a importância do documento produzido pelos jovens. “Há o desejo de que essa proposta possa chegar às juventudes Maristas, a fim de que seja um espaço de acolhida para aquelas e aqueles que pretendem viver o carisma Marista em seus respectivos projetos de vida”, afirma. Após essa etapa, o material seguirá por aperfeiçoamentos e consultas com especialistas, na intenção futura de ser um documento de referência e consulta para os grupos laicais jovens.