O Conselho Geral do Instituto decidiu a data do próximo Capítulo Geral. Ele acontecerá de 8 de setembro a 8 de outubro de 2025 em Manilla, nas Filipinas. A informação foi repassada durante o encontro dos Superiores Provinciais em março. O Irmão Rogério Mateucci, representando a PMBCS, faz parte da comissão preparatória do Capítulo Geral.

Ela é composta pelos seguintes Irmãos: Ken McDonald, Coordenador – Conselheiro geral; John Hazelman, Star of the Sea; Jaime Comabella Callizo, Ibérica; Fortune Chakasara, África Austral; Anselmo Kim, East Asia, no MDA; Brian Poulin, Estados Unidos; Rogerio Mateucci, Brasil Centro-Sul; Juan Carlos Fuertes Mari, Secretário – Mediterrânea; Luis Carlos Gutiérrez Blanco, Vigário Geral; Ernesto Sánchez Barba, Superior Geral.

Inspirados pelo bicentenário da construção da Casa Mãe do Instituto, em L’Hermitage, o tema do encontro será “L’Hermitage, um lar para todos. Rios de Vida”. Sinalizando o acolhimento do instituto com todos e em direção a um novo futuro.

Processo

O processo pré-capitular, conduzido pelo Ir. Ken McDonald, coordenador da comissão, visa preparar a assembleia capitular em Manilla. A metodologia adotada seguirá o modelo usado pela Igreja nos últimos anos, com momentos de preparação pessoal, silêncio, reflexão e diálogo. Cada mês terá uma oração especial. O processo terá três fases principais:

  1. Ouvir a realidade atual: Concentração na vida consagrada, vida dos Irmãos, espiritualidade, fraternidade, vocação marista laical e conclusões da MIMA III.
  2. Escuta do mundo exterior: Busca entender o que gera vida e quais desafios existem nesta missão.
  3. Nível da Unidade Administrativa: Recolhimento das respostas anteriores, destacando sonhos para o futuro do Instituto Marista. Cada Unidade elaborará uma mensagem para o Capítulo.

O processo inicia em setembro com a carta de convocação do Superior Geral. A Comissão Preparatória fornecerá material de apoio. Todos os membros do Instituto são convidados a participar, incluindo jovens, maristas leigos e leigas, estudantes e funcionários. O evento é considerado crucial para o Instituto Marista.

Confira abaixo o vídeo apresentando o XXIII Capítulo Geral: