Em celebração no último sábado, 23, a Capela da Comunidade Marista de São José dos Pinhais foi dedicada. Arcebispo de São José dos Pinhais, Dom Celso Antonio Marchiori, presidiu a celebração. A capela passou por processo de reforma e adequação do espaço para uso dos Irmãos da comunidade em São José dos Pinhais. Irmãos e convidados estiveram presentes.

Durante a celebração, o Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, enalteceu a capela como um espaço de encontro com Deus e de escuta aos chamados que Ele tem na vida de todos. Espaço que anualmente terá uma data para ser celebrado.”Essa nova capela, hoje solenemente dedicada, terá no dia 23 de março de cada ano a sua festa. A festa da dedicação da capela e do altar da Comunidade Marista São José. Como um permanente ouvinte, adentrar esse espaço e aqui escutar atentamente a Deus e as interpelações do seu espírito”, afirma.

Artes da capela

O artista plástico Romulo Picoli, contratado para projetar a Capela São José, explica os elementos presentes na arte:

  • O motivo principal do mural é evidente: o Cristo Senhor, Verbo Encarnado que preside o espaço sagrado, fazendo a união entre a terra e o céu. Imagem dessa união é expressa pela Árvore da Vida, a Axis Mundi, cujas raízes estão no céu e cuja copa com frutos estão na terra. Esses frutos foram protegidos de Adão e Eva para que não tornassem perpétuo o mal que causaram, e que nos é dado na Eucaristia, no sacrário, um dos frutos dessa árvore.
  • Ao lado de Cristo, estão Maria e José, em atitude de Intercessão e oferta, como é a Eucaristia para nós: ofertamos nossos dons e pedimos ao Pai para que neles manifeste seu Filho.
  • A Mãe de Deus oferece a si mesma, como o fez na Anunciação, quando se colocou à disposição do desígnio salvífico de Deus; São José oferece os pombos, o dom dos mais pobres, de quem nada tem.
  • Ao entrar na capela, neste espaço litúrgico, estaremos de frente à imagem de nós mesmos: em Cristo oferecemos tudo o que somos e dele recebemos a vida nova, aquela que permanece para sempre.

Sobre o espaço, o Irmão Anacleto Peruzzo ressalta a presença da sagrada família no painel feito pelo artista Romulo Picoli. “A capela, na sua arquitetura, com o painel, com os ícones de Jesus, Maria e José é muito bonito e inspirador”, ressalta. Ele afirma que o espaço será de grande valor para os Irmãos poderem passar tempos prolongados em oração.

Celebração

A celebração contou com os seguintes ritos: entrada na igreja, bênção da água e aspersão, liturgia da Palavra, Dedicação da igreja e do altar e deposição das relíquias. De acordo com o Ir. Otalívio Sarturi, nesse momento aconteceu a deposição das relíquias de São Pedro Chanel, primeiro santo Marista que foi martirizado na Oceania em 1841. Houve também prece de dedicação, unção do altar e das paredes da igreja, incensação do altar e da igreja, revestimento do altar, iluminação do altar, liturgia Eucarística, comunhão, momento mariano e bênção de despedida. Dom Celso Antonio Marchiori conduziu a unção e incensação do altar e das paredes da capela. O Ir. Anacleto ressalta a beleza da capela e da celebração ocorrida. “Uma verdadeira catequese litúrgica. A liturgia para esses momentos pede uma sequência de muitos ritos: a entrega da chave ao bispo, para a abertura da porta da capela. A benção da capela, o rito da palavra, a ladainha de todos os santos, a unção do altar e o rito eucarístico. Momentos que todos os presentes acompanharam com muita devoção e atenção”, resume.