O Comitê Gestor da Rede de Centros de Memória Marista da Região América do Sul realizou sua primeira reunião presencial em Santiago, Chile, de 26 a 28 de setembro, com o objetivo de revisar o Planejamento Estratégico e criar um plano de ação até 2025.

Estiveram presentes os membros do Comitê Gestor da Rede: Marcos Rogerio, Belén Pissarello, Eder D’Artagnan, Ir. Genuino Benini, Francisco Flores e o Diretor do Memorial Marista da PMBCS, Dyogenes Philippsen Araújo.

A reunião começou com as boas-vindas aos membros do Comitê pela secretária executiva do Secretariado de Vida e Missão do Setor Chile, Marcela Hormazábal. Em seguida, os participantes visitaram o Arquivo Histórico do Patrimônio Marista. E à tarde, o Comitê Gestor analisou o Planejamento Estratégico da Rede de Centros de Memória.

No segundo dia, foi revisto o regulamento interno da Rede. Junto com os membros do Comitê, neste dia se reuniram online participantes da Rede dos sete países membros da região: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Falaram sobre os Grupos de Referência da Região, o seu desenvolvimento, como se relacionam com a Rede, o papel que desempenham e que iniciativas podem promover na Rede. Da mesma forma, foi revisto o Plano de Comunicações. Por sua vez, o delegado de Vida e Missão do Setor Chile, Sr. Ernesto Reyes, valorizou a contribuição da Rede na Região América Sul.

Ademais, o terceiro dia começou com uma visita guiada ao Museu de Educação Gabriela Mistral, em Santiago. Em seguida, o Comitê agendou as datas das próximas reuniões. E adiantou o planejamento do VII Encontro da Rede de Centros de Memória Marista, que será realizado no próximo ano em Belo Horizonte.