Encontro de Jovens Maristas será realizado de forma simultânea em Curitiba e em Porto Alegre. Jovens se reúnem para celebração das juventudes Maristas.

Neste final de semana, cerca de 1600 estudantes e educandos estão participando do Encontro de Jovens Maristas (EJM), evento que está celebrando a cultura da solidariedade, a pluralidade, as juventudes e a Civilização do Amor – expressão que denota um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade e solidariedade estão se tornando realidade para todos. A saber, o encontro está acontecendo de forma simultânea no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, e no Colégio Marista Ipanema, em Porto Alegre, e está reunindo representantes de unidades de todas as Regionais do Marista Brasil.

Uma das características do EJM é que os estudantes estão diretamente envolvidos na organização do evento. Por exemplo, eles escolheram a temática do encontro, Corações que Pulsam, para motivar espaços de vivências e partilhas sobre temáticas que estão latentes no coração das juventudes. A programação inclui momentos vivenciais e de integração, com a proposta de priorizar as experiências e fortalecer a criatividade e o protagonismo juvenil.

Ademais, é importante notar que o EJM era tradicionalmente realizado todos os anos entre as unidades da Regional Porto Alegre. Em 2023, a iniciativa ganhou abrangência nacional e passou a abranger também as Regionais Curitiba e São Paulo. Dessa forma, ele culmina as ações promovidas pela Pastoral Juvenil Marista (PJM) ao longo do ano letivo.

Saiba mais sobre a Pastoral Juvenil Marista

A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas. Ela experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formaç​ão de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica. Além da vivência da espiritualidade cristã e do carisma Marista. Portanto, tem a missão de promover a evangelização entre crianças e jovens por meio de grupos formados dentro dos nossos colégios e escolas. As atividades são acompanhadas por educadores maristas, chamados de assessores, que dinamizam essas vivências junto aos estudantes, em busca da construção da Civilização do Amor.