Aconteceu em Roma, entre os dias 3 e 8 de dezembro, o Simpósio Marista Fontes e Mananciais. O evento contou com cinco dias de encontros acadêmicos sobre o patrimônio histórico e espiritual Marista: espiritualidade, educação, formação, liderança e sobre a missão e vida maristas. Representando a PMBCS, estiveram Josmari Pauzer (coordenadora do MChFM), Angelo Ricordi (especialista de IMV), Juliana Vermelho Martins (Laboratório Ir. Francisco), Ir. Nathan Costa, Ir. José Aderlan, Adriano Cecatto (Memorial Marista), Ir. Sadi Cella, Dyogenes Philippsen Araújo (Memorial Marista), Fabiano Incerti (PUCPR e Laboratório Ir. Francisco). O evento, organizado pela Comissão Internacional de Patrimônio Espiritual Marista, contou com cerca de 100 participantes, entre leigos e consagrados.

 

O evento

A intenção do evento foi a de promover a riqueza histórica, espiritual e carismática do Instituto. Foram propostas duas etapas para o Simpósio, uma em 2023, em Roma, e outra em 2025, em L’Hermitage, com a intenção de dar continuidade à iniciativa.

Este ano, o título temático foi “Fontes e Mananciais” e visava alcançar os seguintes objetivos:

  • reunir estudiosos, pesquisadores, historiadores, escritores, formadores, animadores e responsáveis pela missão e vida maristas para que se conheçam e colaborem juntos no cuidado, preservação, aprofundamento e promoção do Patrimônio Espiritual Marista
  • incentivar novas pesquisas e promover obras literárias sobre temas maristas
  • proporcionar um espaço para que isso seja divulgado e discutido entre os maristas de diferentes origens e com diversas experiências
  • promover novos e potenciais pesquisadores e escritores maristas
  • conectar-se com os diferentes ramos da Sociedade de Maria para enriquecer o patrimônio espiritual e missionário marista
  • construir ligações e redes em nível “inter” (internacional, intercultural, intergeracional e intercongregacional)

Josmari Pauzer, presente no evento, resume a importância do Simpósio. “O simpósio trouxe fortemente a ideia de olhar mais longe, de criarmos relações, de ampliarmos nossos conhecimentos, manusear nossos documentos, estudar os fundamentos teológicos e conhecer os elementos da nossa espiritualidade Marista. E para isso, contamos com raízes importantes em nosso Instituto”, conclui.

O Ir. Nathan da Costa ressalta o sentimento de estar na Casa Geral e em um ambiente tão rico do carisma Marista. “Estar na Casa Geral e poder ver, tocar e sentir a nossa história e espiritualidade Marista, foi para mim, sem sombra de dúvidas um momento único e que me ajudou a olhar nosso legado com outros olhos e a cuidar de nossa espiritualidade”.

Confira como foi o evento:

Primeiro dia

O primeiro dia do encontro marista começou com a sessão inaugural liderada por Ir. Omar Peña e acolhida pelo Superior Geral, Ir. Ernesto. Destacou-se a importância de aprofundar o carisma marista e compartilhá-lo com gerações futuras. O Ir. Antonio Ramalho apresentou o projeto do Simpósio para ampliar o conhecimento das fontes históricas e carismáticas.

Na primeira palestra, Ir. Michael Green enfatizou a espiritualidade centrada no relacionamento com Jesus, alertando sobre riscos de culto excessivo a Marcelino Champagnat e ao estilo cultural marista. A segunda palestra, por Ir. André Lanfrey, abordou a origem dos Irmãos Maristas na Sociedade de Maria em três períodos históricos. A última palestra, de Danilo Luis Farneda Calgaro, explorou as coordenadas do modelo educativo dos Pequenos Irmãos de Maria.

Segundo dia

No segundo dia, destacaram-se três palestras e a escolha de seminários. A primeira, conduzida por Ir. André Lanfrey, explorou a continuação da origem dos Irmãos Maristas na Sociedade de Maria após a morte de São Marcelino Champagnat. Angelo Ricordi abordou a Espiritualidade do Coração, ressaltando a importância dos manuscritos do Fundador. À tarde, Ir. Manuel Mesonero Sánchez apresentou a transição de Marcelino Champagnat do ascetismo para o misticismo.

O final do dia incluiu três opções simultâneas: cartas pessoais do Ir. Francisco Rivat por Ir. Antonio Martínez Estaún, um seminário sobre Patrimônio Espiritual Marista e identidade institucional por Dyogenes Philippsen Araujo, e uma mostra de obras do Arquivo Geral por Dorotea Cinanni e Ir. Colin Chalmers. Cada participante escolheu uma dessas atividades.

Terceiro dia

No terceiro dia do Simpósio Marista, em 6 de dezembro, diversas personalidades, como Pe. Alois Greiler, Ir. Antonio Martínez Estaun, Ir. John Klein, Fabiano Incerti, Michael Connolly e Pe. Milikiade Rayalu, apresentaram palestras. Destacou-se a participação de membros de diferentes ramos da família marista, incluindo o Superior Geral dos Padres Maristas, Pe. John Larsen.

Em seguida, as palestras abordaram temas como a beatificação de Jean-Claude Colin, influências no pensamento do Ir. Basilio Rueda e a americanização do projeto marista nos Estados Unidos. A última seção do dia ofereceu palestras simultâneas sobre a paixão pela escrita de Ir. Francisco Rivat, a vida de fé de Irmão Walfrid (fundador do Celtic Football Club) e desafios na formação religiosa no Pacífico, apresentados por Dr. Fabiano Incerti, Dr. Michael Connolly e Pe. Milikiade Rayalu, SM.

Quarto dia

No penúltimo dia do Simpósio, os temas incluíram liderança marista, proteção das crianças e comunidade mista. Participantes escolheram entre seminários sobre arquivos, o Memorial Marista de Curitiba e o fundador do Celtic Football Club, Ir. Walfrid. O Ir. João Carlos do Prado falou sobre a formação de líderes maristas globais, enquanto o Ir. Brendan Geary abordou a proteção das crianças nas origens maristas. À tarde, o Ir. Vincent de Paul Kouassi N’Guessan discutiu a essência das comunidades mistas, enfatizando sua necessidade para a missão marista.

Avaliando o evento, Josmari afirma que “alguém em algum momento perguntou como retornaremos para casa após o simpósio. Saio com a ideia que devo estudar mais, me dedicar mais as questões de fé e vida de oração. Pois o central para um Marista é ser discípulo de Jesus. E isso é uma questão de amor a Jesus, não de fazer coisas. Quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais nos tornamos o jeito de ser de Jesus. E isso é especial demais”.

O Ir. Nathan conclui que “foi uma grande oportunidade para o fortalecimento do nosso espírito de família, que potencializa o nosso ser Família Global”.

Quinto dia

O Simpósio Marista “Fontes e Mananciais” encerrou na sexta-feira, coincidindo com a solenidade da Imaculada Conceição de Maria. A última conferência, proferida pelo Ir. Juan Jesus Moral Barrio, abordou a pedagogia centrada na interioridade.

Na intervenção conclusiva, o Ir. Michael Green destacou o sucesso do encontro, agradeceu aos participantes e resumiu os propósitos alcançados, anunciando a intenção de realizar o próximo simpósio em 2025. A saber, a celebração da Imaculada Conceição de Maria, presidida pelo Superior Geral dos Padres Maristas, incluiu a renovação dos votos do Ir. Nathan da Costa. O evento se encerrou com um almoço festivo.