Como aproximar da nossa realidade alguns textos cujas linhas foram escritas há quase 200 anos? Como valorizar os conhecimentos do passado sem perder a conexão com o presente e a visão de futuro? E, principalmente, como tornar tudo isso acessível para mais gente? Certamente, a equipe do Memorial Marista da PMBCS leva essas questões em consideração ao fazer a curadoria e a preparação dos materiais da Coleção Estudos Maristas, que ganhou dois volumes novos no dia 16 de novembro de 2022.

São dois livros digitais que chegam para somar na gama de publicações com acesso gratuito, com o intuito de tornar o carisma Marista cada vez mais conhecido e relevante em nosso mundo.

Do francês de Champagnat para o nosso português

“A Regra dos Irmãozinhos de Maria” disponibilizada pelo Memorial é um marco histórico, pois é a primeira tradução para português do documento original de 1837, elaborado por Marcelino Champagnat. Ou seja, da primeira Regra impressa pelo fundador do Instituto Marista para distribuir aos Irmãos que, na época, estavam presentes em 50 escolas.

“Recebi um texto em francês que traz, naturalmente, as marcas da redação e da língua daquela época. O documento orienta em detalhes a vida e o trabalho dos Irmãos”, explica Ir. Ir. Aloísio Kuhn (PMBCS), no texto de apresentação da publicação. Ele foi o responsável pela tradução, dando continuidade a um trabalho anteriormente iniciado pelo Ir. Angelo Camatta, que não teve tempo de concluir.

A saber, 11 capítulos compõem o documento, além dos anexos com orações e instruções várias. Nesse sentido, trata-se de um compilado dos aspectos que São Marcelino elencou como primordiais para o desempenho da vocação do Irmão Marista e que servem de guia até hoje para aqueles que dizem sim a esse chamado.

>>> Acesse “A Regra dos Irmãozinhos de Maria”

Regras atualizadas de acordo com o(s) contexto(s)

O segundo lançamento é o livro digital “Regras de Vida: um itinerário para viver o Evangelho na ótica Marista”, de autoria do Ir. Sebastião Antônio Ferrarini (PMBSA).

Nessa obra, o autor apresenta uma análise do contexto histórico que permeou a criação das Regras de Vida nos tempos de Champagnat. Ele destaca temas que continuam atuais, bem como as atualizações realizadas ao longo dos anos para atender às necessidades dos novos tempos, como a ecologia e o cuidado com a Casa Comum.

“A Regra de Vida, em qualquer tempo, é um caminho/itinerário, para viver o Evangelho, a Palavra de Deus na ótica Marista, em comunidade/família/sociedade. Em momentos de incerteza e medo, a Regra de Vida pode nos dar um norte, uma esperança”, destaca o Irmão.

>>> Acesse “Regras de Vida: um itinerário para viver o Evangelho na ótica Marista”

Coleção

Vale lembrar que o lançamento da Coleção Estudos Maristas foi em maio de 2021, durante uma Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM).

A iniciativa do Memorial Marista tem como objetivo facilitar o acesso de pesquisadores, bem como do público em geral, a conteúdos fundamentais para o entendimento da essência Marista. Os livros digitais (e-books) abordam três frentes: Fontes Maristas (materiais inéditos); Estudos Maristas (sobre diversos temas da história marista); e Espiritualidade Marista (que apresentam a evolução histórica da espiritualidade dos Maristas de Champagnat).

Assim, “A Regra dos Irmãozinhos de Maria” é o livro n° 3 das Fontes Maristas. E “Regras de Vida” é o nº 4 de Estudos Maristas.

 

Acesse os outros volumes do Estudos Maristas:

1 – Quem será o legítimo sucessor de Marcelino Champagnat?

2 – O Irmão Nestor e a Espiritualidade do Coração

3 – Crise e Carisma: Uma análise histórica das crises no início do Instituto Marista à morte do Fundador (1817-1840)

4 – Regras de Vida: Um itinerário para viver o evangelho na ótica Marista

 

Acesse os outros volumes do Fontes Maristas:

1 – Documento Bourdin: Sobre as origens do Instituto Marista

2 – Anotações do Irmão Lourenço: sobre o Padre Champagnat

3 – A Regra dos Irmãozinhos de Maria 1837

 

Acesse o volume do Espiritualidade Marista:

1 – O Espírito do Instituto: Estudo histórico da espiritualidade de Champagnat, de 1824 a 1965