Fundado por Irmãos Maristas e atualmente pertencente ao município, Colégio Santista celebra 120 anos trabalhando pela educação em Santos.

Origens

Em 1904, os primeiros Irmãos chegaram à cidade de Santos. No dia 4 de abril do mesmo ano, foi fundado o Gymnasio Sagrado Coração de Jesus, que viria a ser o Colégio Santista. De início, 73 alunos frequentavam a pequena escola, que teve como primeiro diretor o Ir. Gondulfo.

O número de alunos foi crescendo e os endereços do Colégio foram mudando para comportar a demanda de estudantes. Além disso, a instituição foi reconhecida e integrada no currículo do sistema de ensino municipal. Assim, em 1943 o colégio ganhou o nome de Colégio Santista oficialmente.

Desde o início, a instituição esteve envolvida nas celebrações cívicas e religiosas de Santos. A atuação esportiva também tem destaque, junto da Associação dos Antigos Alunos Maristas de Santos.

No centenário, comemorado em 2004, dentro das celebrações o nome da instituição foi alterado para Colégio Marista de Santos, fortalecendo a identidade Marista do colégio.

Atualmente

Em 2009, o colégio deixou de ser administrado pelos Maristas e se tornou propriedade do município de Santos. O foco do colégio, com a transição e até hoje, está na Justiça Restaurativa. Que trabalha a cultura da paz e não violência como mecanismo para a convivência no ambiente escolar.

Celebração

Nos 120 anos do Colégio Santista, permanece a história de excelência acadêmica trazida pelos Irmãos Maristas. Um compromisso com os valores de Champagnat e a contribuição para o desenvolvimento de milhares de pessoas por décadas na Baixada Santista.

Os Irmãos Rafael Fernandes e Everaldo e lideranças da MES – Irmão Justino, representando a PMBCS, estiveram presentes na Missa de Ação de Graças na tradicional Igreja de Na. Sra. do Rosário e na inauguração do Memorial Imersivo do Colégio Santista que marcaram as solenidades da inesquecível efeméride.

O Memorial contará todo o histórico Marista em Santos e manterá viva a memória centenária dos maristas na cidade. O Memorial estará aberto para visitação externa as terças-feiras, mediante agendamento pelo e-mail [email protected].

Mesmo com o fim da administração Marista no Colégio Santista, a presença na cidade segue também com o Marista Escola Social Lar Feliz, que desde 1959 proporciona aulas e atividades extraclasse para as crianças da região.

Acesse na íntegra a matéria alusiva aos 120 anos do Colégio Santista, do Jornal A TRIBUNA de Santos (SP).