Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Projeto Entrelaça realizou a terceira edição do Círculo de Construção de Paz da Justiça Restaurativa. A ação aconteceu nas escolas acompanhadas pelo projeto em Paiçandu. O tema que mobilizou a semana foi a Comunicação Não Violenta. Participaram dos círculos crianças, famílias, alunos adultos (EJA) e membros das equipes das escolas.

Para Márcio Castilho, coordenador do projeto Entrelaça, “em cada facilitação dos círculos é um momento oportuno de escuta ativa, reciprocidade, apoio mútuo entre os participantes. Os mesmos sentem-se confiantes, seguros e encorajados para partilhar seus sentimentos, emoções, alegrias de maneira aberta e respeitosa. Em cada sentimento partilhado, pessoa escutada, nos anima, nos fortalece e reafirma a importância da missão deste projeto. Saio com coração aquecido, animado, confiante que os frutos desta iniciativa são promissores”, finaliza.

A saber, a próxima e última edição do Círculo de Construção de Paz da Justiça Restaurativa deste ano acontecerá em dezembro.

Sobre os Círculos de Construção de Paz e a Comunicação Não Violenta

O círculo de construção de paz é um processo de diálogo que trabalha intencionalmente na criação de um espaço seguro. A fim de melhorar os relacionamentos e resolver diferenças, promover acima de tudo a cultura da paz e do cuidado entre os membros participantes. Os círculos não são terapia, mas são terapêuticos.

A Comunicação Não Violenta é uma metodologia comunicacional que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina a comunicação eficaz e com empatia.

Sendo assim, a Comunicação Não Violenta ajuda a nos ligarmos uns aos outros e a nós mesmos. Possibilitando que nossa compaixão natural floresça. Ela nos guia no processo de reformular a maneira pela qual nos expressamos e escutamos os outros. Mediante a concentração em quatro áreas: as ações concretas que estamos observando e que afetam nosso bem-estar (observação), como nos sentimos em relação ao que estamos observando (sentimento), as necessidades, valores, desejos que estão gerando nossos sentimentos (necessidades) e as ações concretas que pedimos para enriquecer nossa vida (pedido).