Ir. Valdir Gugiel e Cecília Landarin, do Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) estiveram presentes no II Congresso Latino-americano do CEPROME (Centro de Pesquisa e Formação para a Proteção do Menor). Além deles, o Ir. Sandro Bobrzyk, representando a PUCRS, esteve presente. O evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de março, na Cidade do Panamá. Já o tema foi “Vulnerabilidade e abuso – um olhar mais além da prevenção”.

Diante da crise de abusos sexuais dentro da Igreja, o congresso buscou trazer reflexões e um exame de consciência sobre a raiz desse problema grave. Além disso, abusos de poder, autoridade, consciência e espiritais também merecem reflexão no ambiente da Igreja. Desta forma, o evento abordou todo tipo de vulnerabilidade que se está sujeito. Durante os três dias de evento, conferencistas abordaram os temas relativos a abuso, vulnerabilidade e direitos humanos.

Ações do Instituto

As constituições do Instituto Marista afirmam que “o bem-estar, a segurança e a proteção das crianças e jovens são prioridades e responsabilidades primeiras de cada Irmão, comunidade e obra Marista do Instituto (C4)”. ”Nossos centros educativos e sociais que atendem crianças e jovens são o primeiro campo de defesa, proteção e promoção de seus direitos (C 59.1)”. ”Cada Província deve ter uma política de proteção às crianças que se ajuste à legislação nacional e internacional e às normas da Igreja (C 59.2)”.