No sábado de 04 de junho de 2022, o Centro Marista Champagnat (CMC) foi tomado por 60 participantes do Fórum Internacional da Vocação Marista Laical. Ou seja, por pessoas comprometidas com o fortalecimento da vocação dos leigos e leigas. Bem como com a continuidade da missão iniciada por Marcelino Champagnat, nas suas diversas formas. 

Desta vez, o encontro foi na esfera provincial. A saber, o evento faz parte da segunda etapa prevista no calendário global do Fórum, que vai até novembro de 2024.

 

Escolha de representantes da Província

Esse Fórum Provincial teve diversos temas apresentados e oficinas formativas. Além disso, mais um momento importante para as etapas seguintes. A apresentação dos três integrantes escolhidos para representar a PMBCS no evento presencial do Fórum Internacional em Roma, que acontecerá de 4 a 11 de novembro de 2022. 

Em seguida, confira quem são eles.

 

Fórum Internacional da Vocação Marista LaicalJoão Gabriel Soares Sedrez
Laicato Jovem de São Paulo (SP)

“Acredito que em Roma teremos, enquanto leigos, uma oportunidade de construir mais um pedaço do caminhar dos leigos no Instituto Marista. A expectativa é de realmente caminhar a fim de buscar águas mais profundas para a vocação leiga, pois o discernimento dela tem que nos impulsionar para a Civilização do Amor em todas as dimensões humanas. E isso exige opção dos leigos”.

Para Gabriel, conectado ao Instituto Marista há 26 anos, seu papel é levar à Roma duas questões primordiais. Primeiramente, a aspiração de que os leigos sejam capazes de assumir compromissos mais profundos como cristãos. Assim como Maristas no mundo. Em segundo lugar, tornar o jovem mais protagonista nesse sentido.

 

Josmari Pauzer
Fraternidade Sagrada Família, do MChFM de Curitiba (PR)

“Receber a indicação para participar do Fórum do Laicato Marista em Roma foi um misto de gratidão, alegria e de grande responsabilidade. Tomar consciência da responsabilidade me fez pensar que também é uma missão. E que, como missão, faz parte da caminhada e dos desafios que este mundo de hoje nos impõe. Minha missão agora é dar conta da decisão, do compromisso assumido, é chegar lá preparada.
Como leigas e leigos Maristas, estudamos e refletimos sobre todas as propostas que o Fórum nos trouxe e ainda trará. E estas reflexões nos tiram do individualismo, do isolamento. Conduzem ao encontro dos outros, com alegria interior e com vontade de juntar sonhos e energias”.

Josmari faz parte do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) desde 2011. Primeiramente em Londrina. Depois em Curitiba, de onde atualmente coordena o MChFM na Província.

 

Ir. Alison Furlan
Assessor provincial do MChFM

“É uma grande honra e responsabilidade ser escolhido como representante dos Irmãos. Embora o Fórum não seja para os Irmãos, nós podemos ajudar a compor e a estruturar as reflexões, sempre na ótica do Carisma de Marcelino Champagnat.
A vocação laical é um chamado de Deus para essa vivência e a expectativa é sentar-se em torno da mesma mesa com os leigos e leigas maristas e deixar que o Espírito Santo nos encaminhe para os próximos passos”.

 

Sobre o Fórum

Em princípio, o Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical é uma iniciativa do Secretariado Internacional de Leigos, do Instituto Marista. Uma proposta que agora se multiplica pelas Províncias.

Em resumo, trata-se de uma caminhada com o intuito de aprofundar temas sobre a vocação marista. Principalmente a vocação laical. Dessa forma, as atividades incluem itinerários formativos, acompanhamento de processos vocacionais, discussões sobre possíveis estruturas jurídicas para o laicato, entre outros aspectos relacionados ao carisma. Assim, o Fórum compõe uma trajetória de quatro anos de reflexão e discernimento compartilhado entre leigos, leigas e Irmãos. 

O Fórum começou em novembro de 2021. Desde então, os leigos e leigas se dividiram em grupos de trabalho. Como resultado, anteriormente, já promoveram três encontros. Certamente muitos outros ainda virão.

>>> Saiba mais sobre os objetivos e etapas do Fórum.