Pensar uma educação que vá além da transmissão hierarquizada do conhecimento. Essa é a proposta do Papa Francisco, desde 2020, por meio do Pacto Educativo Global. Em seu discurso e por meio de documentos oficiais, o Papa lançou um desafio para a renovação da educação, com o intuito de incentivar uma educação integral, focada no diálogo, inclusão e colaboração. 

Além disso, a provocação feita pelo Pontífice busca mudar o protagonismo do processo educativo. Nesse sentido, a transmissão do conhecimento formal dá espaço às pessoas, possibilitando um processo de construção coletivo. 

Curso online e gratuito

Com o objetivo de facilitar o acesso aos conceitos do Pacto Educativo Global, o Farol 1817 – plataforma digital de capacitação – em parceria com a PUCPR, criou um curso online e gratuito. 

O conteúdo pode ser aproveitado por todos os interessados no tema. Educadores, famílias, catequistas, estudantes e quem mais queira contribuir para uma mudança na educação e na sociedade.

O Pacto Educativo Global levanta pontos relevantes para a construção de uma nova forma de pensar, convidando todos a olharem para a riqueza da diversidade. Em seguida, conheça alguns dos conceitos abordados.

1. Educação baseada em diálogo

O diálogo é amplamente citado no Pacto Educativo Global. Dessa forma, ele é parte essencial da educação para um novo pensamento e para promoção da cultura da paz. O Papa ressalta o poder do conceito da Aliança Educativa, como um comprometimento para acolher ideias e pessoas em prol de um bem maior.

2. Aldeia educativa

A saber, o termo tem origem em um provérbio africano, que fala que para criar uma criança é preciso de toda uma aldeia. Na educação, isso significa que a responsabilidade não é apenas dos espaços formais, mas sim de todos: família, escola, crianças e sociedade. Nesse contexto, a família é o primeiro sujeito educador e que dar voz às crianças e jovens também é parte essencial do processo educativo. 

3. Abertura, disponibilidade e prioridade

O Papa convida todos a aderirem ao Pacto e serem promotores de seus valores, de forma ativa. Para isso, traz sete passos para serem colocados em prática. Entre eles, buscar uma educação para o acolhimento, encontrar novas formas de entender os temas que nos cercam e guardar a nossa casa comum. São temáticas que extrapolam a educação tradicional, mas que se relacionam para um bem comum.

4. Integração de três linguagens

O coração, a mente e as mãos, como referência ao sentir, ao pensar e ao fazer. Ou seja, o que Papa Francisco propõe é a necessidade de que as três linguagens entrem em jogo. Assim, é possível pensar em harmonia com o que se sente e o que se faz. Sentir em harmonia com o que se pensa e o que se faz. E, por fim, fazer em harmonia com o que se sente e o que se pensa.

5. Aproximação intergeracional

Finalmente, buscar a valorização e aproximação intergeracional é outro tema amplamente abordado no Pacto. Por um lado, não é possível ignorar os impactos da tecnologia na vida das crianças e jovens. Por outro, é preciso resgatar a identidade cultural, levando os diferentes saberes, raízes e memórias para conhecimento da juventude.

Com linguagem simples e aulas curtas, o curso também disponibiliza documentos oficiais para embasar o tema. Assim, os vídeos trazem uma ideia geral dos conceitos. E quem quiser se aprofundar conta com material selecionado.

Serviço:

Curso Pacto Educativo Global
Duração: 10 horas (com certificado)
Inscrições gratuitas