No dia 2 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial da Vida Consagrada. A comemoração desta data teve início em 1997, durante a Festa da Apresentação do Senhor, por decisão do Papa João Paulo II. Ele criou este dia como um momento destinado à reflexão sobre a missão e a importância dos consagrados e consagradas na Igreja. Para a celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada em 2023, o Papa Francisco enviou uma mensagem direcionada aos consagrados e consagradas.

O Papa Francisco, em 2023, destacou o papel especial desempenhado pelos consagrados, que decorre do dom especial que receberam. Assim, esse dom confere ao testemunho deles um caráter e um valor únicos, uma vez que estão totalmente dedicados a Deus e ao seu Reino, vivendo na pobreza, virgindade e obediência. Portanto, na visão do Papa, se cada membro da Igreja é uma missão, cada consagrado e consagrada o é de maneira única, com uma graça própria como pessoa consagrada.

O Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, também compartilhou uma mensagem direcionada aos Irmãos Maristas para celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada.

Queridos Irmãos. Rezar a Esperança foi o lema da semana alusiva ao Dia Mundial da Vida Consagrada de 2024. Nesse dia — 02 de fevereiro, vamos:

1) renovar e proclamar ao mundo a beleza e a atualidade da VRC;

2) fazer brilhar a nossa vocação onde quer que realizemos a missão;

3) saborear o dom especial da consagração junto dos coirmãos na fraternidade que nos reúne;

4) dar o testemunho da fidelidade na alegria da doação, cf. o carisma e a missão a que somos chamados na Igreja;

5) ser sinal da força do amor e da misericórdia de Deus para todos;

Parabéns, Irmão, pela sua Vida Consagrada Marista!