Nos dias 22 e 23 de setembro, aconteceu simultaneamente em Curitiba e Porto Alegre o Encontro de Jovens Maristas. O evento reuniu em torno de 1700 jovens das Províncias Marista Brasil Sul-Amazônia e Marista Brasil Centro-Sul.

As atividades marcaram o retorno de eventos de grande porte com os jovens após a pandemia. Além disso, houve pela primeira vez, uma parceria entre as Organizações Religiosas e o Marista Brasil para a concepção do evento simultâneo nas duas cidades.

Para o CEO do Marista Brasil, June Cruz, a união entre Organizações Religiosas e Províncias “marcou de uma forma muito significativa o nosso coração. E sobretudo reforça o nosso lema de que temos sim muitos sotaques, mas um só propósito em nossa missão”.

O Superior Provincial da PMBCS, Irmão Benê Oliveira, exalta o encontro dos jovens e a iniciativa de um evento em parceria entre as Províncias Maristas. “Esse evento carrega o slogan ‘corações que pulsam’. E aqui encontrei muitos corações pulsantes e ardentes por Jesus Cristo, por seu evangelho, por estarmos juntos, irmãos, a juventude maravilhosa reunida aqui nesses dias”, conclui.

Programação

A programação do evento contou com atividades celebrativas e de oração com os jovens. Além de momentos reflexivos, de partilhas, com presença de convidados que falaram e inspiraram os jovens sobre o que fazia o coração deles pulsar. Houve também oficinas  sobre diversos temas Maristas e sobre o cuidado dos jovens na edição de Curitiba do evento. Em Porto Alegre, os jovens participaram de várias rodadas de momentos formativos também.

Corações que pulsam

Para a jovem participante Ana Beatriz, do Marista Escola Social Ecológica, de Almirante Tamandaré, o que fez o coração dela pulsar no evento foi “conhecer pessoas novas, de outros lugares. Me trouxe bastante alegria saber das oficinas e aprender um pouco mais sobre Champagnat”, afirma.

Já Clara Oliveira, da Escola Champagnat de Birigui, o EJM fez o coração dela pulsar “porque aqui eu encontrei jovens, como eu, da PJM que seguem os ensinamentos de Champagnat. Aqui nós podemos conectar nossos corações e expandir todos os nossos sentimentos e tudo que aprendemos, nossos deveres, tudo que nos é ensinado”. Ela ainda afirma que no retorno a Birigui irá repassar o que aprendeu para os outros jovens da PJM de sua unidade.

A edição de 2023 do Encontro de Jovens Maristas marcou a sinergia entre Províncias e principalmente entre os jovens presentes em Porto Alegre e Curitiba. O Irmão Miguel Fernandes Ribeiro ressalta o que fez o coração dos jovens pulsar no evento. “No coração dos jovens o que pulsa é o desejo por um mundo melhor, o desejo de mudança, o desejo de serem felizes, de realizarem seus projetos de vida, de se conectarem, de se relacionarem uns com os outros”, além do contato com Jesus e o legado deixado por Champagnat, conclui.

Para as próximas edições, a intenção do Marista Brasil é de que as Províncias e os regionais consigam cada vez maior integração para que os eventos aconteçam espalhados pelo país.

Fotos da galeria: João Borges