Entre os dias 24 e 25 de novembro, ocorreu o encontro de Animadores de Comunidade. Além disso, houve a celebração dos Irmãos Jubilares de 2023. Foi um momento de muita partilha e valorização da vida dos Irmãos, que se entregam cotidianamente  a missão de Champagnat.

No dia 24, os Irmãos Animadores de Comunidade se encontraram no Auditório L’Hermitage, no CMC, em Curitiba. O momento serviu para aprofundar temas pertinentes a Provincia. A espiritualidade foi conduzida pelo Ir. Delcio, ecônomo provincial, que refletiu sobre o encontro de ecônomos do Instituto, realizado no mês de outubro, em L’Hermitage, na França.

Prioridades do Triênio

Na sequência, conheceram o reporte da campanha Prioridades do Triênio e da Pesquisa de Canais de Comunicação da PMBCS. De acordo com a gerente de Comunicação e Marketing Institucional da PMBCS, Juliana Maria Fontoura Galline, o momento foi propício para apresentar aos Irmãos todas as iniciativas que foram feitas para que Irmãos, leigos, leigas e colaboradores pudessem vivenciar de maneira genuína as Prioridades do Triênio. Especialmente a Prioridade da “Vida Consagrada e Província mais simples”, que foi trabalhada com maior intensidade ao longo do semestre. Ela ressalta que outro ponto importante foi a partilha dos resultados da pesquisa. “Tivemos a oportunidade de mostrar para os Irmãos que estamos tentando fazer a gestão baseada em dados, de modo que a comunicação seja cada vez mais assertiva”, explica.

Após esse momento, foi a vez do gerente da área de Serviços, Adierson Ricardo Bassani e da colaboradora do RH, Priscila Gurski Claudino Padilha apresentaram aos Irmãos informes sobre questões administrativas relevantes para a vida nas comunidades. Portanto, um destaque foi a possibilidade da implantação do Ponto Digital para colaboradoras das comunidades. Mais uma iniciativa representativa da “Província mais simples”, criada para facilitar ainda mais os processos institucionais.

Liderança Profética e Servidora

A tarde do dia 24 foi finalizada com um momento profundo de partilha sobre o último módulo do curso Liderança Profética e Servidora. Na ocasião, o Ir. Vanderlei Siqueira, Presidente do Grupo Marista, contextualizou a realização dessa formação para gestores envolvendo a visita aos lugares Maristas, na França.

Na sequência, Maurício Zanforlin, Superintendente do Grupo Marista, compartilhou com os presentes o que a viagem ressignificou para ele o que é ser Marista de fato. “Para mim, perceber esses elementos históricos foi uma mola propulsora para seguirmos para os próximos duzentos anos”, diz. Assim, após esse relato, Dom José Antônio Peruzzo, Grão Chanceler da PUCPR e Bispo da Arquidiocese de Curitiba, que também esteve nessa peregrinação aos lugares Maristas, tomou a palavra e destacou alguns elementos importantes. “De Champagnat, o que eu conhecia era aquele retrato idealizado; com a viagem eu pude conhecer suas dores de experiências de cruz, mas uma convicção profunda vocacional”, explica. Para Dom Peruzzo, somente com motivações humanas, ninguém aguentaria o que Marcelino aguentou. Foi preciso muita fé e crença profunda na vocação para educar crianças e jovens vulneráveis. “Foi esse Marcelino real que eu visitei”, finaliza.

 

Celebração dos Irmãos Jubilares

 

No sábado, as atividades foram celebrativas. Houve uma grande comemoração a todos os Irmãos Jubilares, que tem mais de 50 anos entregues a vida religiosa Marista. Com 75 anos, os Irmãos Avelino Spada, Hildo José Ariotti e Virgílio Josué Balestro; 70 anos, Irmão Zeferino Zandonadi; 65 anos, os Irmãos Antônio Nicolau Esmanhoto, Ivo Strobino e Pedro Danilo Trainotti; 60 anos, Irmão Pedro João Wolter; e 50 anos, Irmão Darci Luiz Kroth. Uma missa, celebrada por Dom Peruzzo e Pe. Marcial, com presença de muitos Irmãos, familiares dos Irmãos, leigos do Movimento Chamapagnat da Familia Marista, colaboradores e amigos. A celebração aconteceu na Capela do CMC.

 

Confira a galeria de fotos dos dias de evento: