Na semana de 27 de novembro a 01 de dezembro, cerca de 20 pessoas estiveram reunidas no Recanto Champagnat, em Florianópolis (SC), para o Encontro Provincial da Animação Vocacional PMBCS. A pauta contemplou momentos formativos, celebrativos, orantes, além de avaliação, planejamento e vislumbres para 2024.

Para começar, o especialista em Identidade, Missão e Vocação Ângelo Ricordi – juntamente com o Ir. Edicarlos Coelho – ofertaram ao grupo a ‘Experiência de Travessia’. Trata-se de um dia de oração e reflexão baseada na obra homônima do Ir. Michael Green. Na sequência, o especialista de planejamento Rodrigo de Melo conduziu atividades de avaliação das iniciativas de 2023 e, também, planejamento para os quatro campos de atuação existentes (acompanhamento, eclesial, digital e Unidades Maristas). A equipe ainda pode se organizar em regionais e campos de atuação para dialogarem sobre 2024. Por fim, houve a celebração da caminhada anual, com missa junto ao afilhado Marista Pe. Vilson Groh. Além de interação do time, aproveitando-se das belezas naturais da Ilha.

Segundo o Irmão Joaquim Sperandio, acompanhador das vocações adultas, o encontro foi positivo, bem organizado e distribuído entre os dias. Já para Ana Cappellesso, coordenadora do Centro Marista das Juventudes, o momento presencial é sempre positivo para aproximar a equipe, já que o trabalho diário da AV é cada pessoa em uma cidade. Para o coordenador AV PMBCS, Diogo Galline, os dias de encontro possibilitaram já começar a sonhar com 2024. “Foram muitas mudanças nesse ano.  Aliás, quando se menciona AV já se pensa em movimento, mudança, dinamismo. É tempo de se reorganizar e seguir adiante com coragem’, afirma.

Expectativas

A saber, o ano de 2024 promete momentos significativos para a Animação Vocacional na Província. Há uma reconfiguração de regionais e campos de atuação, além de novos Irmãos e colaboradores iniciando trabalhos. Para mais informações, fique atento às redes sociais AV PMBCS.