Entre os dias 24 e 26 de novembro, aconteceu em Florianópolis o encontro “Espiritualidade do coração: uma Experiência de travessia”. O evento reuniu leigos e leigas das fraternidades do Regional Sul de Santa Catarina. Além de Irmãos e parte do grupo de afiliados Maristas. Foi uma oportunidade rica de boas conversas, espiritualidade e vivência do verdadeiro espírito de família entre os participantes.

Assim, Josmari Pauzer afirma “como é maravilhoso termos irmãos na fé. Como nosso fundador foi feliz nas sementes que plantou e nos exemplos que nos deixou. Como nos faz feliz seguir Jesus do jeito de Maria”.

Na primeira manhã de atividades, os participantes trabalharam as seis características da espiritualidade de São Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos. São elas: Presença e amor de Deus, Confiança em Deus, Amor a Jesus e a seu evangelho, Do jeito de Maria, Espírito de Família e Espiritualidade de Simplicidade. No período da tarde, houve oficinas com os temas Do jeito de Maria, Espírito de família e Espiritualidade de Simplicidade. Ministradas pelo Irmão Edicarlos Coelho, Josmari Pauzer, coordenadora provincial do Movimento Champagnat da Família Marista, e o Irmão Alison Furlan, assessor do MChFM.

Angelo Ricordi, especialista de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, foi um dos formadores do encontro. Para ele, foi marcante a partilha de experiências na vida Marista feita por muitos participantes do encontro. Pessoas com mais de 40 anos de vinculação com o carisma Marista que se entusiasmaram pela proposta da Experiência de Travessia. “Por isso, a adesão e a entrega, bem como o nível das reflexões e partilhas foram muito bons. Eles aproveitaram para reciclar os seus conhecimentos e conhecerem um pouco melhor a espiritualidade do coração por meio da metáfora da Travessia”, afirma.

Na sequência das atividades, ainda aconteceram momentos de muita emoção e descontração. Para os participantes, foi importante sair da rotina habitual, para se olhar internamente e melhorar como ser humano. Em um dos momentos de mais intensidade, Irmãos e leigos cantaram o Salve Regina, um louvor para Maria.

A saber, o encerramento do evento contou com uma missa celebrada pelo Padre Vilson Groh, afiliado Marista em Florianópolis.

Confira algumas fotos do evento: