Neste mês de dezembro, as fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista se organizam em suas últimas reuniões do ano e preparam suas ações concretas de solidariedade em suas cidades envolvendo diversas instituições e pessoas. Uma maneira de se vivenciar o Natal de forma real e significativa.

Relatos das fraternidades:

São Paulo

No dia 1 de dezembro, a Fraternidade Maria de Nazaré, SP, fez a sua última reunião do ano. Houve uma reflexão sobre a Espiritualidade da Simplicidade, do livro a Experiência de Travessia. Foram alinhadas combinações para o próximo ano e para as ações de dezembro. Foi conversado sobre nossa ação solidária especial para este final de ano.

Os fraternos farão a entrega de marmitas junto ao projeto “Corrente do Bem”. Trata-se de uma ação entre amigos, iniciada em república de jovens estudantes da UNIFESP, coordenada pela Sr.ª Dalila, que atualmente encarrega-se de preparar os alimentos servidos em marmitas na região da praça da Sé ou Teatro Municipal, ambos no centro da cidade. “Nas proximidades do Natal, a experiência desse encontro com o outro, no ato de ajudar, é algo que nos edifica”. Erica Guimarães Ribeiro, Animadora da fraternidade Maria de Nazaré, SP.

A fraternidade Tesouro de Maria, de Curitiba, acolheu a proposta de São Paulo e arrecadou uma quantia e enviou para a fraternidade Maria de Nazaré para auxiliar na ação especial de fim de ano com as marmitas que serão entregues aos moradores de rua.

“Durante todo ano ficamos levantando ideias genéricas sobre qual seria o ato concreto que faríamos durante o ano, mas infelizmente não conseguimos nos organizar para fazer alguma coisa.
Assim, quando veio a ideia do gesto concreto da Fraternidade Maria de Nazaré, de São Paulo, eu repassei as informações no grupo da fraternidade, perguntando se poderíamos adotar aquela proposta. A resposta foi imediata pelo sim. Ficamos com dúvida de forma como proceder o repasse do dinheiro, e ficou acordado que cada um enviaria o PIX diretamente”.
Ligia Fiorese, animadora da Fraternidade Tesouro de Maria, Curitiba, Paraná

Curitiba

“No dia 2 de dezembro, foi a vez da Fraternidade Violetas de Curitiba, nos reunimos e fizemos a novena de Natal e ainda tivemos um momento muito rico no Memorial Marista, onde o irmão Ivo Strobini, nosso assessor e amigo, nos trouxe várias histórias e reflexões sobre a vida de Marcelino Champagnat e do Instituto Marista! Foi maravilhoso!”. Eduardo Pampuched Vidal, Animador Fraternidade Violetas.

Cascavel

“Fraternidade Família de Nazaré em Encontro Festivo! Nosso último encontro do ano foi de momentos agradáveis ao coração e à mente. Como gesto concreto da nossa fraternidade este ano, vamos doar cestas básicas às famílias carentes!”. Animadora Gislaine K. Arnold, Cascavel Paraná.

Gislaine, ainda conta que Dezembro é tão especial e com tantas coisas acontecendo, assistindo a missa por ocasião da Assembleia de Irmãos realizada em Aparecida, teve uma inspiração e nos brinda com o poema abaixo:

 

Fazenda Rio Grande

A Fraternidade José, Maria e Jesus, de Fazenda Rio Grande, também segue firme com seus encontros. Paulinho Santana, animador da fraternidade, registrou o último encontro do ano dia 09 de dezembro. Partilha de vida, diálogo e reflexões. As crianças sempre presentes. Que benção!

 

Desejamos um excelente final de ano a todos: leigos, leigas e aos Irmãos Maristas, que são nossos companheiros de caminhada na vida e no seguimento de Jesus.

Seguir Jesus Cristo é o que nos anima, transforma nossas vidas. Ele proporciona alívio e esperança para todos. Perdoa os pecadores, compreende nossas fragilidades…

Cardeal José Tolentino Mendonça diz: Nós não podemos pensar que estamos a seguir Jesus e a nossa vida contínua incólume, continua a mesma, continua a vida que a gente quis, a vida que a gente escolheu, a vida que a gente sonhou. Bem-aventurados aqueles a quem a vida deu o que eles não sonharam, que tiveram de viver o que eles não pediram, que tiveram de gerir aquilo que eles não estavam à espera. Mas a abertura, o desprendimento, a esse inesperado da vida, a isso com o qual não contávamos mas temos de amar, temos de abraçar, temos de servir e é isso que nos torna seguidores de Jesus.

Louvor e agradecimento a Deus por tudo que vivenciamos ao longo deste ano.

Feliz e abençoado Natal pra vocês!

Com carinho e gratidão recebam meu abraço. Josmari Pauzer, coordenadora Provincial do MChFM