O terceiro Programa de Formação organizado pelo grupo Tutti Fratelli, Congregações de Irmãos, aconteceu em Roma, Itália. O programa se realizou na casa geral dos Irmãos das Escolas Cristãs. A formação terminou em 7 de outubro de 2023, depois de ter começado em 9 de setembro.  O Irmão José Aderlan, da Província Marista Brasil Centro-Sul, esteve presente junto de mais cinco irmãos maristas. Os participantes desse encontro foram irmãos que acompanham jovens em seu processo de formação para a vida religiosa.

 

No total, 47 religiosos participaram, incluindo membros e representantes de diferentes institutos religiosos de Irmãos de todo o mundo.

 

Os participantes foram acompanhados por uma equipe de coordenadores, liderada pelo Ir. Ángel Medina, diretor do Secretariado Irmãos Hoje.

Programa Tutti Fratelli

Para o Irmão José Aderlan, “o encontro foi marcado de fortes momentos de oração, missa e convivência. Tivemos várias formações com temáticas voltadas ao acompanhamento e com bons palestrantes”.

 

A saber, os temas tratados tinham como objetivo responder a duas necessidades importantes: a pessoa do acompanhante e a pessoa acompanhada. De fato, durante as duas primeiras semanas, todas as intervenções e reflexões pessoais e de grupo se concentraram na vocação e na missão do acompanhante. Por outro lado, as duas últimas semanas se concentraram no aprofundamento das realidades dos jovens de hoje, em geral, e dos jovens religiosos, em particular.

 

Assim, a fim de responder às necessidades formativas desses jovens, os participantes, com a ajuda dos palestrantes, estão totalmente engajados no estudo de questões relacionadas ao acompanhamento espiritual, pessoal e grupal dos jovens que desejam abraçar a vida religiosa como irmãos. Portanto, os palestrantes, que forneceram valiosos pensamentos, reflexões e experiências, vieram de diferentes congregações, incluindo padres diocesanos, entre eles um burundiano, e também um professor leigo. Da mesma forma, os temas corresponderam amplamente às expectativas: interculturalidade e vida comunitária, fraternidade e identidade do irmão religioso, a pessoa do acompanhante e seu mundo, a pessoa do acompanhado e seu próprio mundo e, finalmente, discernimento vocacional.

Aprendizados

O Irmão Aderlan descreve o aprendizado sobre o trabalho como acompanhador que teve durante o evento. “No início, Ir. Ana trabalhou sobre interculturalidade. Ela disse: quando se vai a uma nova cultura é necessário saber o que pode e o que não pode nesta determinada cultura. Esse ensinamento vale para qualquer lugar. Um acompanhador precisa ter essa sensibilidade e empatia quando acompanha alguém de uma cultura diferente”, conclui.

 

Finalmente, os dois últimos dias (5 e 6 de outubro) foram dedicados à síntese, integrações e projeções, um momento muito importante para entender mais, integrar o conhecimento e projetar a missão no futuro. Em seguida, os participantes se dedicaram inteiramente a revisões pessoais e de grupo para traçar juntos o caminho a seguir para a futura missão. Mais uma vez, os formadores religiosos se esforçaram para usar ferramentas de trabalho que respondessem melhor às necessidades emergentes da formação religiosa.

Partilha

Para o Irmão José Aderlan, “foi importante perceber a força da vida consagrada: quando nos unimos somos mais fortes. A vocação do Irmão na igreja é um sinal profético. Estar com outros Irmãos me ajudou a animar minha vocação e perceber que a fraternidade é o caminho para superação das diferenças. Acredito que ser Irmão é ser fraterno. É ser sensível as realidades que nos cercam”, ressalta. Mesmo com participantes que falavam os mais diversos idiomas, se sentindo em uma “Torre de Babel”. Apesar da barreira do idioma, ele acredita ter saído valorizado do encontro e ter vivido um verdadeiro Pentecostes. “Saí de lá me comunicando com todos. Algumas vezes por um sorriso, aperto de mão, um olhar que complementava”.

 

Por fim, todos os participantes dessa formação expressaram seus sinceros agradecimentos aos superiores gerais dos institutos religiosos de irmãos e a toda a equipe que organizou essa formação, e de modo especial ao Ir. Ángel Medina, que coordenou todas as atividades formativas.