Entre 20 e 22 de setembro aconteceu em Roma o Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança. O reitor da PUCPR, Ir. Rogério Mateucci, esteve entre os representantes presentes. 
Durante o Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança”, o Ir. Rogério teve a oportunidade de entregar ao Papa Francisco um dossiê que compila o que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está fazendo em relação ao Pacto Educativo Global.

“Fomos recebidos por Papa Francisco no Vaticano. O coração bate mais forte no caminho até a famosa Sala Clementina, onde normalmente o Papa recebe delegações do mundo todo. Eram mais de 150 reitores da América Latina e Caribe; do Brasil, uma delegação composta por cerca de 40 pessoas”, afirma o Ir. Rogério Mateucci.

 

Fotos – Vatican Media


O Irmão Rogério relata o momento de encontro com o pontífice com emoção e a reação do Papa. “Pouco depois, quando entrego o presente carinhosamente preparado para essa ocasião, me apresento e digo que sou irmão Marista; ele completa: “Hermano Marista, ¡que el Señor los bendiga!””.

Sendo assim, o Pacto Educativo Global consiste em um chamado do próprio Pontífice para que todas as pessoas, instituições, Igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária, com o objetivo de transformar a sociedade.
São sete compromissos:

1) Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo;
2) Ouvir a as gerações mais novas;
3) Promover a mulher;
4) Responsabilizar a família;
5) Se abrir à acolhida;
6) Renovar a economia e a política;
7) Cuidar da casa comum.

Ademais,  com ações cotidianas, que priorizam a pluralidade de opiniões e o cuidado com o outro, a PUCPR vem se empenhando no desenvolvimento do Pacto localmente, mas refletindo de maneira global o que é feito.