Irmãos Edicarlos Coelho e Alison Furlan participam do Programa para formadores “Novos construtores de L’Hermitage”. Formação acontece na Itália e dura de fevereiro até novembro de 2024. Abertura aconteceu no último dia 4 de fevereiro.

Dezenove Irmãos e um padre Marista de províncias do mundo todo participam. Celebrando os 200 anos da construção da casa de L’Hermitage, o Instituto criou o programa de formação. Dessa forma, o curso é destinado a Irmãos que se qualificarão na missão pastoral de apoiar a formação de novos Irmãos nas diversas etapas do processo. Os Irmãos Juan Castro (MDA), Michel Maminiaina (Província de Madagascar) e César Rojas (Província Norandina), do Secretariado Irmãos Hoje, conduzem o curso. Assim, a intenção do Instituto é que formadores estejam adaptados às novas realidades presentes no mundo Marista.

Sobretudo, o Irmão Edicarlos Coelho, um dos representantes da PMBCS, relembra que é preciso estar atento para ver o contexto global do Instituto. “Acredito que o Instituto Marista nos sinaliza cada vez mais que “Somos Família Carismática Global”, atendendo os apelos do XXII Capítulo Geral, ocorrido em 2017”.

Dessa forma, outra experiência importante no período é a da convivência com pessoas de diferentes origens, algo que ensina para o trabalho diário de formação, como descreve o Irmão Alison. “Aqui a gente vai poder aprender o que é trabalhar com o outro que não está na mesma cultura, na mesma língua, não tem a mesma lógica de mundo que você. E provavelmente são essas pessoas que nos procuram com diversidades, com pensamentos diferentes, com costumes diferentes”, afirma.

Expectativas

Portanto, como expectativas do curso, o Irmão Alison diz que “é uma base muito sólida para abrir as perspectivas de formador para as novas gerações, para onde quer que o Instituto envie a gente como formador”, conclui. Similarmente, o Irmão Edicarlos espera que os Irmãos participantes do curso possam ter a ousadia de serem novos construtores de L’Hermitages nas províncias do mundo Marista. “Que saibamos aproveitar desse momento para atualizar aquilo que necessita ser atualizado. E ressignificar nossos caminhos formativos, não esquecendo da nossa pedra fundamental que é Jesus Cristo”.