Queridos líderes e amigos ao final do IV Módulo do Programa em Liderança Profética e Servidora (LP&S) da PMBCS em Hermitage, La Valla e demais Lugares Maristas:

E… ao percorrer com vocês, ainda que incompleto, o itinerário dos módulos em LP&S, assalta-me, hoje, a memória e a convicção de Jesus em Jo 15, 15: “Já não vos chamo servos, mas amigos”!

Sim, no tempo de Jesus falar de servos correspondia falar de escravos, de uma força humana explorada como força de trabalho sem quaisquer direitos, proteção e reconhecimento. Para além do obrigatoriamente realizado, sem autonomia e sem a possibilidade de ser pessoa diferente e transformada num ser humano melhor. E… todos bem sabemos como é difícil, se não impossível, viver sem a força da amizade, da equipe, da cooperação.

Ao dizer aos seus discípulos que já não os chamava servos, mas amigos, Jesus outorga-lhes uma identidade e uma personalidade que faz deles adultos, pessoas livres. E portanto, com a possibilidade de vínculo de amizade. Sim, somos todos necessitados da amizade redentora de Jesus e que purifica nossas motivações, intenções e atitudes, libertando-nos de toda autoreferencialidade, autoritarismo e egoísmos. E, com isso, ceder espaço para a autoconsciência, a humildade e a empatia – importantes características de uma verdadeira liderança profética e servidora.

Os discípulos não são mais apenas ouvintes da Palavra ou servos da Lei a que devem obedecer, mas pessoas que podem ter uma palavra, que podem estabelecer uma relação, anuir a um convite.

Cada um de vocês entrou e foi acolhido na instituição a partir da boa formação acadêmica e trânsito profissional. Mas, nós desejamos algo mais, e nos propusemos oferecer-lhes formação em LP&S. Eu estou muito feliz porque vocês acolheram o convite–convocação da Formação em LP&S em seus quatro módulos. Para qualificar atitudinalmente o serviço que já desenvolvem em nossas instituições mas, agora, em chave e em torno dos elementos vitais, dos propósitos, do carisma, da espiritualidade marista. Para um real e coerente exercício de pastoreio da missão, gestão e governança da PMBCS e do Grupo Marista em suas Frentes Apostólicas.

As verbalizações de vocês são reveladoras de que já estão mais familiarizados com os termos e com as posturas do que pode significar o profético e o servidor para cada um(a) no exercício da liderança da sua respectiva Frente Apostólica. Vocês parecem estar mais persuadidos de que liderança profética e servidora é mais do que estar no comando das pessoas e responsabilidades na instituição. Paulatinamente, vão compreendendo que SER LIDERANÇA PROFÉTICA e SERVIDORA é REGRA OURO, HOJE, para o Instituto Marista, para a PMBCS, PUCPR, FTD Educação, HUC, HSMC, Corporativo GM e Rede Marista Brasil.

E eu os(as) animo a continuar habitando o tempo da reflexão, da meditação e do esforço diário para compreender, apreciar e internalizar o que essas palavras realmente podem traduzir, inspirar, irradiar no sentido lato e atitudinal.

Tenho recebido feedback e agradecimento de alguns de vocês, conferindo validação ao Programa de Formação em LP&S, sob a diligente equipe de coordenação. Creio que todos fazemos coro com o Irmão Superior Geral e seu Vigário, Ir. Luís Carlos Gutierrez que nos acompanhou mais de perto, quando motivaram as Províncias e suas instituições a pensarem e a desenvolverem essa temática, de modo a acompanhar de maneira mais próxima a vida, a missão e a gestão marista, como bem expressou o XXII Capítulo Geral, e que desemboca numa liderança de estilo mariano!

Com alegria e vivo interesse, acompanho cada dia do programa do IV Módulo com os report / post fotográficos, os comentários de vocês por Hermitage, La Valla e demais Lugares Maristas! Dá para perceber que estão vivendo com muita intensidade, entusiasmo, beleza e entrega.

Que emoção! Voltarão mais ungidos para o exercício da liderança sob as bênçãos de Deus, a proteção de Maria e a intercessão de Marcelino!

Lembrem-se que já no primeiro módulo eu lhes dissera que lideranças proféticas e servidoras tem mais a ver com imaginação (e não dominação), com cooperação (e não intimidação). Para fazer o que deve ser feito para cuidar da vitalidade, da viabilidade, da sustentabilidade e da perenidade da missão marista no presente e para o futuro.

Também lhes disse que não precisamos de diplomação ou da concordância entre sujeito e verbo para servir. Mas de corpo, mente, coração, mãos e pés em movimento em prol do desenvolvimento da missão, gestão e governança qualificadas das nossas Frentes Apostólicas.

Parafraseando Jesus no Evangelho, poder-se-ia dizer que, aqueles chamados a liderar, devem agir profeticamente e serem os servidores das suas equipes e de todos. Como promotores da cultura do encontro, construtores de pontes, em vez de muros. Afinal, “grandes líderes inspiram a grandeza em outras pessoas” (cf. Star Wars, a saga de filmes de ficção científica criada por George Lucas em 1977).

Acredito que vocês, agora, estão com uma visão mais ampla e esclarecida de LP&S e que, paulatinamente, se consolidará no exercício da missão e da gestão de cada um(a) na instituição. Naturalmente, com a imperfeição própria do que é humano, mas de um caminho que vale a pena. O eco que foram encontrando nos passos já trilhados do Programa de Formação em LP&S seguramente os impulsionará a seguir em frente. A olhar além porque, como dissera Mandela, no final do seu livro “O Longo Caminho para a Liberdade”: “depois de subir a um alto monte, só se descobre que há muito mais montes para subir”.

Queridos amigos, entregues à imersão do módulo IV em LP&S, vocês estão aptos a alimentar o igual desejo do Irmão Francisco Rivat. “Ser um retrato vivo de Champagnat” no exercício da liderança que desenvolvem na instituição. Eis aí um propósito ambicioso de mística do cotidiano que nos deixou o sucessor de Marcelino! E, para isso, frequentar na PUCPR e alhures, a CÁTEDRA IRMÃO FRANCISCO RIVAT de ESTUDOS MARISTAS!

Um abraço agradecido pelo dom de cada um(a) e feliz viagem de regresso e de retomada do trabalho e da missão!

Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial PMBCS