Vem aí a primeira edição do “Mulheres Além das Fronteiras”. O evento será no dia 25 de novembro (sábado), a partir das 9h30, na Casa da Mulher Brasileira (localizada na Av. Paraná, 780), no bairro Cabral, em Curitiba.
A iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre os direitos das mulheres e a promoção do empreendedorismo feminino, com foco na comunidade de mulheres migrantes de Curitiba e Região Metropolitana. E conta com o apoio da Província Marista Brasil Centro-Sul.
Datas para refletir
Esta primeira edição do “Mulheres Além das Fronteiras” celebra três datas importantes. Em primeiro lugar, o Dia do Empreendedorismo Feminino (19/11), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar o papel das mulheres empreendedoras em todo o mundo. Sobretudo das mulheres refugiadas.
Em segundo lugar, reforça o Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher (25/11), que chama atenção para os esforços em prol de mudar essa realidade tão preocupante.
Além disso, o evento comemora os dois anos da Associação Mulheres Emigrantes Unidas (MEU), criada em 27 de novembro de 2021, por Samantha Maghoma (presidente) e Clotilde Munongo (vice-presidente), ambas da República Democrática do Congo.
“Cada uma de nós chegou no Brasil em diferentes situações, mas isso não impediu de passarmos por dificuldades similares, como a adaptação ao idioma, à cultura, lidar com o preconceito, entre outras. Por isso, pensamos em criar uma associação que possa ajudar outras mulheres migrantes, para que elas não passem pelas mesmas dificuldades. Ou pelo menos reduzir isso. Nos unimos para o mesmo propósito, que é ser uma rede de apoio para as mulheres migrantes”, conta Clotilde.
A vice-presidente da MEU explica que essa manhã tem o intuito de promover o empoderamento. Bem como ajudar as mulheres migrantes a conseguir novas oportunidades e alcançar independência financeira. “Este evento é mais do que um encontro; é uma oportunidade de mergulhar em experiências que transcendem limites e fortalecem laços entre mulheres que, mesmo vindas de diferentes origens, compartilham um espírito resiliente, de luta e de empreendimento”, destaca.
Programação
A saber, a programação conta com apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa, orientações, doação de cestas básicas, kits de higiene, sorteios, entre outras atividades. Em seguida, na imagem, confira os horários das atrações.
Além do apoio da nossa Província, o “Mulheres Além das Fronteiras” é realizado em parceria com a OIM (Agência da ONU para as Migrações), Cáritas Regional do Paraná, Cáritas Curitiba, CEIM, NUDEM, SEBRAE, FIEP, IPPMig, PDF, Casa de Francisco e Clara (PUCPR) e a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio dos parceiros – Assessoria de Políticas para Mulheres/Casa da Mulher Brasileira, Fundação de Ação Social e Agência Curitiba de Desenvolvimento.
Como participar?
Para participar do evento, faça sua inscrição gratuitamente até o dia 24 de novembro (sexta-feira).