A terceira Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) de 2023 já tem data marcada e tema definido, acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro, das 17h às 19h, os interessados terão a oportunidade de se aprofundar na inspiradora trajetória e missão do Ir. Basílio Rueda no Instituto Marista e na Igreja.

Essa é mais uma iniciativa do Memorial Marista para facilitar o acesso a conteúdos inéditos e tão importantes para a história e missão Marista.

A temática dessa oficina vai ao encontro de uma das iniciativas que têm por objetivo introduzir as comemorações do Centenário de nascimento do Irmão Basílio Rueda Guzmán (1924-1996). É uma das estratégias que visa a difusão da história e memória desse importante Superior Geral, sobretudo no tocante ao seu legado de espiritualidade, renovação da Vida Religiosa Marista e a renovação eclesial após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O Ir. Basílio empreendeu estratégias corajosas para a superação da crise da Vida Religiosa e a adaptação do Instituto Marista aos “sinais dos tempos” em um momento de profundas alterações nos campos social, cultural e eclesial.

Em uma de suas frases marcantes, afirmou: “A vida só vale a pena ser vivida se a gente ama incondicionalmente e se a gente está disposto a arriscar tudo numa só carta. Põe-se, portanto, a vontade do Senhor bem acima do amor de si mesmo, e o desejo se reduz a uma disponibilidade absoluta”.

 

Programação da 2ª Oficina do PHEM de 2023

O primeiro dia da Oficina terá como foco a participação do Ir. Basílio Rueda no Movimento por um Mundo Melhor. Já no segundo dia, iremos acentuar a trajetória do Ir. Basílio Rueda e as suas Cartas Circulares como fontes de pesquisa.

As duas oficinas serão ministradas pelo Ir. Antonio Martínez Estaún, natural da Espanha. Ele iniciou os estudos Maristas em 1951, professou os votos perpétuos no Instituto Marista em 1963 e formou-se em Licenciatura em Ciências Religiosas e Humanas pela Universidade Lateranense de Roma, é Mestre em Educação. Foi professor de Religião e Filosofia, Diretor de Comunicação do Instituto Marista, coordenou a criação do material do curso Carisma e Princípios Educativos Maristas e foi Postulador Geral do Instituto Marista.

 

Sobre as Oficinas do PHEM

A saber, as Oficinas do PHEM são realizadas há mais de 10 anos pela PMBCS. Em síntese, são espaços formativos voltados à discussão de temas ou recortes temporais inéditos, com o intuito de abordar o desenvolvimento do carisma, da espiritualidade e da missão marista na história.

 

Serviço

3ª Oficina do PHEM 2023
Tema: Ir. Basílio Rueda
Data: 08 e 09 de novembro
Horário: 17h às19h
Local: Online (Via Teams)
Inscrições: Clique aqui