Fazer parte da formação de alguém, principalmente quando falamos de itinerário vocacional, é um caminho que demanda sensibilidade e respeito às individualidades. Neste processo, é preciso disposição para compreender como Deus age em cada pessoa e observar as características que a tornam única. Por isso, o Instituto Marista se mantém atento ao papel desempenhado pelos Irmãos Formadores e valoriza a troca de experiências entre eles.

De 11 a 13 de agosto de 2022, a Província Marista Brasil Centro-Sul sediou o Encontro de Formadores da Região América Sul. O evento foi um momento essencial de partilha, uma oportunidade para avaliar a caminhada e pensar nos próximos passos. 

Entre os principais temas do encontro estavam: a realidade do Noviciado e dos Pré-Noviciados; as intuições que surgem no mundo Marista, em vista do novo Guia de Formação; reflexões, diálogos e propostas sobre o Postulado; conexão e projeção para postulantes ao Noviciado.

Encontro intercultural

A atividade aconteceu no Centro Marista Champagnat (CMC), em Curitiba, no estado do Paraná e reuniu participantes de toda a Região América Sul (RAS) – Províncias Brasil Centro-Sul, Centro-Norte, Sul-Amazônia, Cruz del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Santa Maria de Los Andes (Chile, Bolívia e Peru). Além disso, contou com a participação virtual do Ir. Ángel Medina, representante do Instituto. 

O encontro intercultural teve o intuito de aperfeiçoar projetos e intensificar o trabalho de animação vocacional nas casas de formação e, consequentemente, fortalecer a missão Marista.

Para o Ir. Inacio Nestor Etges, da Província Marista Sul-Amazônia, o encontro foi essencial para alinhar alguns conceitos formativos e práticas do Pré-Noviciado e Pós-Noviciado do plano de formação da Região América Sul. Nesse sentido, o Ir. André Nosini, da Província Marista Sul-Amazônia, destacou a importância de construir planos interprovinciais com todos os presentes, para potencializar a animação vocacional. 

Caminhos para a continuidade da missão

De acordo com o Ir. Antonio Carlos Ramalho, da Província Marista Centro-Norte, “a reunião é importante para acentuar a direção da comunidade formadora e animar os Irmãos do encontro para fortalecer a missão nas comunidades”.

Além disso, o Ir. Oscar Montenegro, da Província de Santa Maria de Los Andes, salientou que a reunião pode abrir portas para buscar discernimento e novas luzes para a formação dos Irmãos. O Ir. Alberto Aparício, da Província Marista Cruz del Sur, ressaltou a importância do encontro para pensar no melhor futuro para os Irmãos Maristas.

Palestra dedicada aos formadores

Como parte da programação do primeiro dia, os Irmãos Formadores tiveram a oportunidade de ouvir a palestra do Pe. Jaldemir Vitório, SJ, sobre a Formação na Vida Religiosa Consagrada, mais especificamente a respeito do Pré-Noviciado. 

“A condução do Pré-Noviciado exige uma sólida consciência do corpo apostólico que somos (nossa realidade) e do corpo apostólico que desejamos ser (nosso ideal). As novas vocações devem estar em condições de nos ajudar a dar passos respondendo aos desafios dos tempos atuais e futuros, ao agregarem valor ao corpo apostólico Marista”, disse.

Para o Ir. Alison Furlan, integrante da equipe organizadora, o fato de realizar a reunião presencialmente foi muito positivo. “Nosso primeiro dia  de encontro foi muito significativo, pois muitos dos Irmãos se conheciam, mas de maneira virtual. Então, esse momento foi muito importante, de apresentação pessoal, troca de experiências, de cultura, de dinamismo interprovincial. Depois partilhamos as riquezas, os desafios e as realidades das casas. E pudemos ter um imaginário do que está acontecendo na formação, aqui na Região América Sul. Tivemos a palestra, muito profunda, muito sistemática e que nos ajudou muito na reflexão”, conta.

Fala do Superior Provincial

“O Encontro visou encontrar-nos como Irmãos Formadores dos Itinerários do Pré-Noviciado para aprofundar o conhecimento, o estudo e a reflexão do Plano de Formação Inicial da Região Marista América Sul; partilhar as experiências formativas do Ciclo do Pré-Noviciado e o amadurecimento, reflexão e diálogo sobre aspectos importantes dos itinerários formativos como pré-requisito para o Noviciado”, observa o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS.

Como anfitrião do encontro, o Ir. Benê fez a acolhida de todos em nome do Colegiado dos Provinciais da RAS, falou sobre a importância de um diálogo franco e aberto sobre os fundamentos dos pilares da Formação no Pré-Postulado (espiritual, intelectual, comunitário e apostólico). Nesse sentido, lembrou o Papa Francisco, que disse que “a formação é obra artesanal e não policial; que por nossa vocação somos chamados a despertar o mundo; que a vida consagrada é profecia; que Deus nos pede para sair do ninho e seguir às periferias do mundo como maneira mais concreta e coerente de seguir o Senhor”.

Participaram do encontro: Irmãos Formadores do Pré-Noviciado (Aspirantados, Pré-Postulados, Postulados) e do Noviciado de Cochabamba, bem como um Animador Vocacional por Província.

“O Encontro proporcionou aos participantes a partilha da realidade, das fortalezas e da necessidade de sério alinhamento do Ciclo Formativo do Pré-Noviciado entre as Unidades Administrativas da RAS, assim como do conhecimento e do aprofundamento do Plano da Formação Inicial da RAS e muito especialmente o estudo, a reflexão e o parecer sobre a possibilidade de uma modalidade conjunta de Postulado comum prévia ao ingresso no Noviciado Regional de Cochabamba”, conta Ir. Benê.

Sobre as contribuições do Pe. Jaldemir, o Superior Provincial destacou:

“Durante o encontro contamos com a assessoria do Pe. Jaldemir Vitorio, sj (FAJE, BH) que nos brindou com sua experiência de formador e proposições a partir da sua expertise e publicações sobre a realidade da Formação, dos Formadores e Formandos do Pré-Noviciado nos Institutos de Vida Consagrada, bem como da imperativa necessidade e debate sobre o acompanhamento e a composição de equipe formativa sólida e de qualidade para o segmento do Pré-Noviciado. Contamos também com a participação do Irmão Ángel Medina, coordenador do Secretariado Irmãos hoje, que situou os participantes no que diz respeito às bases do Novo Guia da Formação do Instituto Marista. Tivemos, igualmente, a presença de algumas Famílias Religiosas (masculinas e femininas) que trouxeram suas experiências formativas para o debate nas variantes da beleza, das alegrias, das esperanças, mas também dos desacertos e frustrações de suas congregações no tocante à organização e experiência do Pré-Noviciado”.

Por fim, o sentimento que fica é de agradecimento pela disponibilidade de todos os participantes. “Gratidão por esses dias, intensos e profundos, mas que, com certeza, todos os Irmãos aqui presentes gostaram e se sentiram muito bem”, comenta Ir. Alison.

“O encontro foi regado de tempos orantes qualificados, celebração eucarística e imersão no Memorial Marista da PMBCS. Os participantes avaliaram positivamente o encontro pela pertinência das temáticas trabalhadas, pela criação de consenso e encaminhamentos no tocante ao alinhamento dos processos para os ciclos e itinerários formativos do Pré-Noviciado”, conclui Ir. Benê.