No último dia 27 de fevereiro, ocorreu o lançamento do Bureau do Pacto Educativo PUCPR, em um evento online. A ação contou com a presença de diversas autoridades religiosas, como o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para Cultura e Educação, Dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci e representantes de instituições de ensino parceiras do Brasil e do exterior.  

Estiveram presentes também no encontro a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a organização pontifícia Scholas Occurrentes, o Centro Latino-americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS) e a Libera Università Maria Santissima Assunta (LUMSA), de Roma 

O objetivo do evento foi promover a efetivação do Pacto Educativo Global no território de influência da universidade da Província Marista Brasil Centro-Sul. Durante a abertura do encontro, foi enfatizada a importância da educação como promotora da cultura do encontro e de um novo humanismo. Foram recordadas as falas do Papa Francisco, quando afirma que “diante de um mundo em transformação contínua, agitado por variadas crises, nunca, como agora houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”. 

Com a presença de pessoas de diversas áreas da universidade, o Bureau terá a condução do Professor Doutor Rodrigo Andrade e o Professor Doutor Ernesto Sienna, com orientação do Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, Professor Doutor Fabiano Incerti.  

O Bureau tem cinco linhas de ação, dentre elas mapear, apoiar e incentivar a criação de iniciativas universitárias que respondam aos sete compromissos do Pacto Educativo Global, desenvolver e apoiar pesquisas nas áreas temáticas prioritárias do Pacto, monitorar cenários e tendências das políticas de permanência no ensino superior, compor e atuar na rede internacional das universidades de referência para o Pacto Educativo e promover a aprendizagem-serviço como metodologia para o desenvolvimento da extensão universitária na PUCPR. 

O Cardeal José Tolentino de Mendonça discursou ao final do lançamento do Bureau e ressaltou a importância dele para a PUCPR e as instituições parceiras. “Esta é certamente uma iniciativa significativa que será um grande estímulo para a vossa universidade e para além dela. (…) Com o objetivo de tornar o pacto global também um pacto local”, declarou o Cardeal José Tolentino de Mendonça.  

A iniciativa do Bureau do Pacto Educativo da PUCPR tem importância em favor de um novo contrato social educativo mundial, contribuindo para que a universidade se torne cada vez mais um espaço comprometido com a formação de pessoas disponíveis ao serviço em favor do bem comum.