Cátedra que se dedicará aos estudos da biografia e documentos do Irmão Francisco Rivat tem criação oficial aprovada pela PUCPR. O Irmão Rogério Mateucci, Reitor da PUCPR, oficializou a criação em sessão da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade.

A cátedra Irmão Francisco Rivat teve sua inauguração na antiga casa do Irmão Francisco, na França, de maneira simbólica. A ação ocorreu durante o Curso de Liderança Profética e Servidora da PMBCS.

Estudos sobre o Ir. Francisco

Resultado de trabalhos feitos desde 2014 pelo Laboratório de Estudos Irmão Francisco Rivat, a Cátedra sobre o sucessor do padre Champagnat tem sua criação aprovada. O Laboratório se dedica ao estudo das cartas e cadernos escritos pelo Ir. Francisco, além da tradução de todos esses materiais.

Sendo assim, a Cátedra surge como forma de dinamizar os estudos desse material sobre o Ir. Francisco. Com o suporte da PUCPR e seu corpo acadêmico as perspectivas aumentam para a produção de conteúdos e estudos acerca dos materiais. Ela é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR e também com a Pró-reitoria de Missão, Identidade e Extensão.

Segundo Fabiano Incerti, Pró-Reitor de Extensão, Missão e Vocação da PUCPR, a cátedra “é uma forma da PUCPR colaborar imensamente com a Igreja, com o Instituto, com a sociedade sobre temas que são muito relevantes. E nisso eu tenho certeza de que a cátedra deve ser uma mobilizadora, tanto de professores como de estudantes aqui dentro”.

Objetivos

Para que os objetivos de trabalho sejam alcançados, a cátedra pretende reunir religiosos maristas, estudantes, professores/as e pesquisadores/as visando favorecer sinergias e estabelecer parcerias capazes de manter vivo o legado marista.

Portanto, a Cátedra Irmão Francisco Rivat tem em vista a manutenção de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a tradução de textos originais e de comentadores. A elaboração e publicação de artigos e livros e a articulação interdisciplinar dos âmbitos da espiritualidade, história, educação, teologia, filosofia e história da religião no contexto do Patrimônio Histórico Espiritual Marista.

Ações práticas

Como ações previstas com o estabelecimento da cátedra, estão:

  1. Estabelecimento e publicação da obra em francês deixada em forma de manuscritos pelo Irmão Francisco, incluindo cartas pessoais, administrativas e cadernos.
  2. Tradução e publicação para o português da obra do Irmão Francisco, incluindo cartas pessoais, administrativas e cadernos.
  3. Organização de minicursos, conferências, palestras e aulas sobre a figura histórica e religiosa do Irmão Francisco, bem como sobre sua espiritualidade no contexto do Patrimônio Histórico Espiritual Marista.
  4. Publicação de obras de divulgação, interpretação e comentários acerca do Irmão Francisco e do Patrimônio Histórico Espiritual marista.
  5. Apoio às atividades de pesquisa e intercâmbio nacional e internacional entre estudantes

(mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos) e demais pesquisadores.

  1. Apoio à formação de multiplicadores do Patrimônio Histórico Espiritual Marista,

lideranças institucionais, religiosos maristas e outros interessados.

  1. Articulação com instâncias de pesquisa que mantenham interesses afins

A saber, além da PUCPR, a Cátedra está vinculada ao Memorial Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Ela também está ligada a Casa de L’Hermitage na França e com a Casa Geral do Instituto Marista em Roma.