O Curso de Liderança Profética e Servidora teve sua etapa final realizada com uma Peregrinação aos lugares Maristas na França. Entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro gestores do Grupo Marista e da Organização Religiosa da PMBCS participaram de atividades formativas sobre a história e o carisma Marista. Eles visitaram locais onde Champagnat esteve e os primeiros Irmãos viveram.

O curso é organizado pelo Grupo Marista em parceria com a Organização Religiosa da Província. O Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, escreveu um texto direcionado a todas as pessoas que participaram do momento. Entre os destaques da mensagem, o Provincial lembrou o exemplo do Ir. Francisco Rivat sobre “ser um retrato vivo de Champagnat” no exercício da liderança que desenvolvem na instituição.  Confira aqui a mensagem completa.

O Diretor Executivo da Organização Religiosa, José Leão da Cunha Filho, descreve a importância do último módulo do curso em dois pontos para os gestores: 1) consolidar a conexão dos líderes com o propósito fundacional dos Maristas de Champagnat e 2) fortalecer o espírito de equipe na alta gestão da PMBCS.

Leão afirma que, para uma atuação no mercado e, ao mesmo tempo o líder dar testemunho da ética cristã, é necessário haver líderes tecnicamente competentes e espiritualmente robustos. “O Grupo Marista e a Organização Religiosa da PMBCS são bons exemplos, quando se trata de contratar bem seus colaboradores e investir seriamente na complementação de sua formação espiritual e carismática”, conclui.

Peregrinação aos Lugares Maristas na França

No primeiro dia, os participantes conheceram os espaços da casa de L’Hermitage. Os gestores também participaram de uma missa e de momentos de oração.

“O  grupo estava muito aberto, houve uma empatia, uma liberdade de sentimentos. Isso aconteceu também em outras celebrações e sobretudo na celebração final. Foi um momento bem intenso”, afirma João Fedel, especialista de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Ao passo que, no segundo dia, o tema que guiou as atividades foi “O chão de Champagnat”. Nesta etapa, todos puderam conhecer alguns lugares que Champagnat esteve presente, como Marlhes, Rosey, Graix e Les Palais.

Em seguida, o terceiro dia de evento contou com uma visita a Le Puy, local das primeiras inspirações de Champagnat para o Instituto.

Sobre a experiência

Carmem Murara, Diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista, descreve a experiência ocorrida durante o curso e o sentimento vivido. “Engajamento, fortalecimento do espírito de servir, compromisso de partilhar e replicar o que aqui aprendemos. Foram dias intensos que afloram o desejo de fazer muito mais pela nossa missão. Experiência incrível que marca nossas vidas”, conclui Carmem.

Logo depois, para o quarto dia, a manhã de atividades foi com uma visita a Maisonettes. A casa do Irmão Francisco Rivat, primeiro sucessor de Champagnat, recebeu a visita dos peregrinos. Logo após, pela tarde, La Valla foi o local de encontro. Do mesmo modo, o vilarejo e a casa Marista mostraram aos visitantes os três pilares da vida Marista: espiritualidade, fraternidade e missão.

Assim, o quinto dia de curso teve como destino Lyon, a cidade da promessa de Fourvière. Em seguida, houve uma missa na Basílica de Notre Dame de Fourvière e pela noite um momento de oração e partilha em grupo das atividades do dia.

Assim, para o último dia de evento, a manhã foi marcada pela dinâmica “L’Hermitage: mística, utopia e instituição”. Foi um momento formativo com a participação do Ir. André Lanfrey. Posteriormente, os gestores realizaram um retiro pessoal. A tarde foi seguida de um momento de diálogo propositivo sobre os frutos da jornada formativa.

Carmem também cita os momentos de reflexão e interioridade os quais viveu durante as caminhadas nos espaços maristas. “Entre escadarias e ruelas, caminhando ora sozinha, ora em grupo, foram momentos de reflexão sobre meu papel nesse mundo e o que me move como líder. Quais passos dar corretamente rumo ao desafio da liderança servidora e profética?”.

Grupo de Lideranças

João Fedel,  um dos organizadores do curso, descreve a Peregrinação aos Lugares Maristas como o recolhimento da riqueza do curso todo, dos três módulos anteriores realizados pelos participantes. “As pessoas não estavam se sentindo sozinhas. Ao final desse curso, as várias equipes, as várias pessoas que participaram se sentiram parte de um grupo de liderança da PMBCS, do Grupo Marista, da Organização Religiosa, que têm o desafio de levar adiante a missão com o jeito próprio Marista”.

 

Confira algumas fotos do evento, feitas pelo fotógrafo João Borges