A PUCPR, como uma das maiores Instituições de Ensino Superior do estado, busca constantemente a excelência acadêmica. Mas, para além disso, é uma organização Marista na sua essência, o que também significa atuar como promotora do desenvolvimento regional e da inclusão social.

Motivada por essa identidade, nesta segunda-feira (5), a Universidade inaugurou seu Centro de Realidade Estendida, no Bloco Amarelo do Câmpus Curitiba. Um espaço que busca engajar e motivar os estudantes a partir da criação de ambientes virtuais que simulam situações reais, além de enfrentar as desigualdades educacionais, no campo da tecnologia, por meio do LabEdu, um laboratório de formação e vivência para professores e estudantes de nível básico da rede pública de ensino.

O reitor da Universidade, Ir. Rogério Renato Mateucci, explica que o projeto, mesmo sendo tecnológico, teve inspiração fundamental em nosso fundador. “Fizemos questão de inaugurar o Centro de Realidade Estendida da PUCPR na véspera da festa de São Marcelino porque ele foi alguém profundamente atento aos sinais dos tempos; soube ler as realidades, os rostos, as situações e interpretá-los à luz da vontade de Deus”, observa. “Champagnat foi um verdadeiro visionário e tenho plena convicção de que essa novidade se trata de uma atualização da missão e do carisma de Champagnat”, completa o reitor.

A estrutura

A estrutura conta com sete salas temáticas, espaços para experiências com dispositivos de realidade virtual, aumentada ou mista; uma cave de realidade mista e uma master cave, espaços destinados a projeções 360°, que permitem o uso simultâneo de dispositivos de realidade virtual ou mista; duas salas para atividades práticas, nas quais podem ser usados notebooks e dispositivos de realidade estendida; duas salas para atividades colaborativas, que também permitem dispositivos de realidade estendida; uma sala para reuniões rápidas de pequenos grupos e um auditório imersivo para projeções 180°, com capacidade para até 130 pessoas. E tem mais: além de vivenciar experiências imersivas, os estudantes também podem participar das criações. O espaço conta, por exemplo, com um estúdio com impressoras 3D que podem ser utilizadas pelos acadêmicos para materializar ideias. Também conta com um estúdio de produção virtual, com todos os equipamentos necessários, inclusive câmeras que captam movimento, para criar vídeos em que a máquina reproduz, digital e simultaneamente, ações realizadas por uma pessoa. LabEdu

Toda essa estrutura estará à disposição de professores e estudantes da rede pública no Laboratório de Educação LabEdu, que passa a funcionar dentro do Centro de Realidade Estendida. A intenção é formar os professores de Educação Básica, de maneira gratuita, para o uso de tecnologias educacionais no ensino, e permitir o contato deles e dos estudantes com experiências de aprendizagem mediadas por tecnologia.

Os treinamentos serão feitos por professores da PUCPR e estudantes dos cursos de licenciatura e pós-graduação em educação da Universidade, com o apoio da equipe responsável pelo desenvolvimento das experiências de aprendizagem imersiva.

A criação do LabEdu também contou com a parceria dos poderes públicos municipal e estadual.

Experiências imersivas já são uma realidade na PUCPR

O Centro de Realidade Estendida é resultado de uma trajetória longa em direção à inovação. Desde 2014, a PUCPR já investia em formação para os professores da Instituição para instruí-los em novas metodologias de ensino e aprendizagem.

Nos últimos anos, a Universidade se dedicou a criar suas próprias experiências imersivas, que contribuíssem com essas metodologias e tornassem o estudante mais ativo na sua própria evolução. Quatro das experiências já foram criadas e estão disponíveis para a utilização dos professores:

– A de Entomologia (área da biologia que trata de todo o manejo de pragas e de inimigos naturais), voltado aos estudantes de Agronomia, que, com a utilização de um óculos 3D, permite ampliar centenas de vezes um inseto, manipulá-lo e, assim, facilitar a aprendizagem;

– O Health Pro Game, uma experência em realidade estendida voltada aos estudantes de Educação Física, que simula o ambiente e a prática profissional de uma academia;

– O Simulador de Entrevista Médica, para preparar os estudantes de Medicina em habilidades de comunicação com pacientes;

– Uma experiência de realidade virtual destinada aos estudantes de Engenharia Elétrica, que os treina para o uso de instrumentos de medição, como o multímetro e o osciloscópio.

Conexão com o propósito

A PUCPR entende que o Centro ajudará a Universidade a colocar em prática sua visão e missão. Já que, no contexto atual, preparar os jovens de maneira integral para participarem plenamente da sociedade também envolve uma educação crítica e tecnológica. “Uma educação que reúna, ao mesmo tempo, uma formação humana profunda e o domínio de competências ligadas ao uso das novas tecnologias é uma necessidade crucial para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento econômico, social e político da nossa sociedade informacional”, observa o professor Ericson Sávio Falabretti, pró-reitor de Desenvolvimento Educacional da PUCPR.