A equipe e os espaços do Memorial Marista, em Curitiba (PR), contribuíram para a rica experiência de aprendizagem proporcionada por mais uma etapa do curso Hermitage, de 25 a 28 de abril de 2023. A atividade de extensão, organizada pelo Memorial e pela Diretoria de Identidade, Missão e Vocação (DIMV), tem como finalidade tornar cada vez mais conhecido o Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM). E, sobretudo, colaborar para a continuidade da missão que o fundador da obra Marista idealizou há mais de 200 anos.

Em síntese, foram quatro dias de imersão na história de São Marcelino Champagnat, dos primeiros Irmãos Maristas e da fundação do Instituto Marista. Assim como nos traços mais importantes de nosso carisma. 

A saber, as aulas incluíram reflexões sobre a cronologia dessa história; características, cartas e manuscritos de Champagnat; contexto da época; legislações; formação da Sociedade de Maria; arquivos importantes; e espiritualidade Marista. Dessa forma, somaram 35 horas de estudos.

Retomada do estudo presencial

Embora a PMBCS tenha conseguido se reinventar e incorporar diversas alternativas de atividades remotas nos últimos anos, tanto para manter a segurança durante o período de isolamento social quanto para aumentar o alcance de suas iniciativas, a retomada dos momentos presenciais de partilha são motivos de alegria. “O curso Hermitage Marista de 2023 foi muito especial. Depois de três anos de interrupção da oferta na modalidade presencial, por conta da pandemia, foi retomado na modalidade híbrida. Dois módulos presenciais e um módulo online”, conta Angelo Ricordi, especialista em Identidade, Missão e Vocação na PMBCS. 

De acordo com o estudioso, a presencialidade é importante para uma formação como essa. “No curso se aprende sobre a vida e os escritos do Padre Champagnat, sua espiritualidade e pedagogia. E mais do que apenas transmissão de um conteúdo é uma experiência de vivência e cultivo do carisma Marista”, ressalta.

Novidades desta edição do curso Hermitage

Em 2023, a versão do curso trouxe algumas inovações. Conforme descreve Angelo, houve: “o uso efetivo do espaço do Memorial Marista conectado às aulas, bem como a inclusão da disciplina Fontes Maristas, que foi complementada com o Laboratório de Estudos na Biblioteca Irmão Francisco. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o rico acervo de obras raras e exclusivas do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM)”. 

Além disso, o especialista enfatiza a presença dos Irmãos Maristas na formação. “Um destaque para o Irmão Ivo Antonio Strobino, idealizador e principal professor do curso, que encantou a todos com a sua paixão pelo estudo do Fundador. Tivemos a participação dos Irmãos Afonso, Carlos, Sadi e Tiago, que compartilharam com todos os participantes características centrais da espiritualidade Marista”, conta.

Um mergulho em histórias e contextos

Adriano Cecatto também faz parte do time de especialistas em IMV da PMBCS e conduziu um dos módulos da formação. Ele comenta que há muitos escritos sobre a gênese da história Marista. “Para compreendê-la, é necessário contextualizar, pensar como a história Marista se conecta com a história da sociedade. Nesse sentido, a disciplina que ministrei tratou do contexto histórico e social, com o intuito de oferecer um panorama histórico desde a Revolução Francesa (1789) até o período da Restauração (1830)”, explica.

Para Adriano, esse olhar amplo é fundamental. “A história Marista não pode ser compreendida sem considerarmos as muitas transformações e permanências no campo social, político, econômico e religioso que foram se delineando, desde o final do século XVIII na sociedade Ocidental”, afirma.

Conhecimentos que se multiplicam

Ao observar a turma que participou do curso Hermitage nesta edição, Adriano percebeu que há uma sede de informações sobre o PHEM. Sem dúvida, esse conhecimento vem sendo construído de maneira gradativa.

“À medida que as aulas dessa semana foram apresentando aspectos do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista, por meio de diferentes documentos, os participantes tiveram uma noção mais ampla das possibilidades de acesso a esse patrimônio. E certamente foram instigados com essa história de Champagnat e dos primeiros Irmãos. E a proposta do curso é que esse conhecimento teórico e vivencial do carisma Marista seja também multiplicado nas Frentes de Missão. Por isso, é preciso conhecer o PHEM, para apaixonar-se”, conclui. 

Experiência significativa

Para o especialista João Fedel, que também colaborou com a formação, a experiência de troca foi muito rica. E tem tudo para render frutos posteriormente.

“Acompanhar a atenção e interesse que os participantes do Curso Hermitage demonstraram ao longo da primeira etapa deixou-me atônito e realmente impactado. Escutaram, intervieram, riram, se emocionaram. Bem, com a empolgação e conhecimento do Irmão Ivo e dos demais professores, na verdade não foi assim tão difícil. De um lado, chegavam as informações e o conteúdo de Champagnat e primeiros Irmãos, e da história marista; de outro, surgiam as sínteses com as áreas de atuação de cada participante. É fácil imaginar a riqueza que deverá vir das duas etapas que virão. Parabéns a todo o grupo de alunos e alunas e de professores”, celebra.