Entre os dias 19 e 21 fevereiro, na Vila Champagnat, em Brazlândia (DF), ocorreu a vigésima edição da Assembleia Geral Ordinária da União Marista do Brasil (UMBRASIL), com o objetivo de dialogar e deliberar sobre os projetos do Brasil Marista. Estiveram presentes os Irmãos Superiores Provinciais do Brasil Marista, o Superior Provincial da PMBCS, Ir. Benê Oliveira, Ir. Deivis Alexandre (PMBSA), Ir. José de Assis Elias de Brito (PMBCN).

 

Foram 21 Irmãos presentes, representando as três províncias brasileiras, que estiveram presentes na 20ª AGO. O tema do evento foi “De L’Hermitage a Brasília – Somos família global com pertencimento e responsabilidade”. Além disso, a inspiração bíblica foi do versículo “Os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum”.

 

O Ir. Benê Oliveira afirma o sentimento de construção conjunta dos trabalhos entre os Irmãos. “Queremos reafirmar o nosso compromisso com as decisões e encaminhamentos da AGO. Pedimos o fervor das preces dos coirmãos para um bom desenvolvimento da Assembleia”.

 

Primeiro dia

 

No primeiro dia do encontro, os Irmãos participaram de um momento de integração conduzido pela Aldeia Academy, que teve como objetivo trabalhar a construção de uma identidade coletiva a partir de características e vivências dos próprios irmãos.

Na sequência, o psicólogo Neimar Sergio realizou uma meditação guiada ao redor da fogueira, promovendo um momento de relaxamento e reflexão inspirado na construção de L´Hermitage.

 

Segundo dia

 

O segundo dia começou com os atos regimentais nomeando a nova composição do Conselho Superior, Diretoria e Conselho Fiscal da UMBRASIL. O Ir. Deivis Alexandre Fischer (PMBSA), foi reconduzido como Presidente do Conselho Superior da UMBRASIL. Da PMBCS, estão presentes no Conselho Superior os Irmãos Benê Oliveira, Rogério Mateucci e Vanderlei Siqueira dos Santos.

 

Conselho Fiscal da UMBRASIL 2024-2025

 

Foram reeleitos os atuais membros do Conselho Fiscal da UMBRASIL. O Ir. Lauri Heck será o presidente do Conselho Fiscal e o Ir. Evilásio Tambosi (PMBCS) fará parte, junto ao Ir. Humberto Lima Gondim (PMBCN). Já para a Diretoria da UMBRASIL, o Ir. Adilson José Janovski (PMBCS) foi definido como Diretor-Presidente. Junto dele, estarão os Irmãos:  Ir. José Augusto Junior (PMBCN) – Diretor-Tesoureiro e Ir. Marcelo Bonhemberger (PMBSA) – Diretor- Secretário.  Leonardo Soares será o Secretário Executivo.

 

Reconfiguração do Instituto

 

A Irmã Maria Inêz Furtado de Mendonça, da Congregação Filhas de Jesus, falou aos Irmãos sobre processos de reconfiguração. Ela é Jubileu de Ouro de vida consagrada, graduada em Filosofia, Teologia, Pedagogia e Psicologia. Após a fala da Irmã, os Irmãos trabalharam por mesa com reflexões realizadas a partir de inquietações e intuições sobre esse processo.

 

Apresentação dos projetos, balanço e orçamento 2023/2024

 

Após explanação por parte dos assessores da UMBRASIL sobre os projetos realizados em 2023 e a projeção para 2024, Leonardo Soares, Secretário Executivo da UMBRASIL, apresentou o balanço de 2023, composto pelas propostas iniciais, as aprovadas e as executadas. Finalizado o exercício, os membros do Conselho Fiscal deram parecer favorável aos resultados do ano anterior e validaram o Orçamento 2024, constatando o alinhamento ao novo Planejamento Estratégico da UMBRASIL 2023/2025.

 

Região América Sul

 

O Irmão José de Assis e Leonardo Soares, respectivamente Coordenador Provincial e o Secretário Executivo da Região América Sul, aproveitaram o momento na Assembleia para trazer os principais avanços de 2023, reforçando a publicação do novo Planejamento Estratégico, o Guia de Trabalho para as equipes e as entregas previstas para 2024.

 

Celebração

 

Para finalizar o dia, foi realizado um jantar celebrativo que uniu Irmãos Maristas e convidados. Participaram: Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), a Diretoria da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), os Diretores das unidades de educação do DF e os Diretores do Marista Brasil.

 

Terceiro dia

 

O terceiro dia começou com uma missa conduzida pelo Padre Emmanuel, da paróquia Bom Jesus dos Aflitos. A Pastoral do Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga, fez a animação dos momentos orantes.

 

Ricardo Mariz, diretor do Socioeducacional e Evangelização do Marista Brasil, falou aos Irmãos sobre a caminhada institucional da educação em 2023, as metas para 2024 e os próximos horizontes. “O principal apelo para o presente e futuro são as 96.700 vidas dos nossos educandos. Precisamos entender a responsabilidade que temos, e as oportunidades que não podemos abrir mão para melhorar a vida deles e a educação no nosso país”, ressaltou.

 

Na sequência, o Irmão Natalino Souza e June Cruz, presidente do Conselho de Administração e superintendente do Marista Brasil, respectivamente, apresentaram aos Irmãos os principais marcos do primeiro ano do Marista Brasil. As conquistas e os avanços nacionais foram elogiados pelos Irmãos da assembleia, reforçando um horizonte de importantes realizações.

 

Caminhar como Família Global

 

Finalizando a assembleia, o secretário executivo da UMBRASIL, Leonardo Soares, destacou a importância das deliberações da assembleia para o futuro da missão Marista, “é um momento de evidenciar a responsabilidade que trazemos nas nossas mãos, mãos cheias de esperança e fé que tem cultivado há mais de 200 anos a nossa missão. A UMBRASIL se alegra em poder dar visibilidade, viabilidade e implementação ao nosso sonho de construir redes para o Brasil Marista, Região América Sul e Instituto”.

 

A Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL ocorre anualmente e, além de apresentar os projetos para o ano vigente e futuro, é também um momento que promove a fraternidade entre os Irmãos Maristas.