Durante os meses de março a junho, a Identidade da PUCPR realizará quatro encontros do Projeto Vida Marista. No dia 29 de março ocorreu a primeira reunião, que contou com 17 participantes, na qual foi tratada sobre a infância de Champagnat. Já no dia 27 de abril, o segundo encontro tratou sobre o ingresso de Marcelino no seminário, com seus desafios e belezas.
Neste encontro, participaram 14 pessoas, entre colaboradores e estudantes. O Vida Marista tem o propósito de ofertar, para estudantes e colaboradores, um espaço de aprofundamento no carisma Marista, com a intenção de cultivar as vocações.
Laura Ferraz, da Diretoria de Identidade da PUCPR, afirma que os encontros tem como objetivo “provocar uma
breve reflexão, um momento para inspirar a ação que Jesus nos chama à luz da história de São Marcelino Champagnat”.
Para o Irmão Edicarlos Pereira, o que mais marcou do primeiro encontro foi a presença de diferentes públicos e a forma como o encontro foi conduzido, tendo “a motivação e o desejo dos participantes estarem no grupo aprofundando a biografia do fundador bem como do carisma marista”.
Silvia Schmidlin Keil acredita que foi importante “viver a espiritualidade e entender as semelhanças da vida de Marcelinho Champagnat com a nossa”.
Segundo encontro
O segundo encontro do Vida Marista teve como tema “A vocação de Marcelino Champagnat”. Foi mostrado o período histórico e como era a vida de Marcelino quando ele recebeu o chamado a ser padre. Houve um momento de reflexão entre os participantes, para pensarem nos momentos em que Deus fala conosco através de outras pessoas. Para Janaína Cristina Linhares, colaboradora da PUCPR, o encontro foi importante para ouvir detalhes novos sobre a vida de Champagnat e pela partilha ocorrida, “que reforçou como Deus se faz presente na vida de todos, usando as pessoas ou situações” do nosso cotidiano para nos chamar ao serviço.
Durante os encontros, serão abordados a vida de Marcelino Champagnat e os pilares da vida laical, em um total de quatro encontros. O próximo encontro acontecerá no dia 24 de maio, das 17h às 18h, na Diretoria de Identidade da PUCPR.