Entre os dias 25 e 26 de setembro, ocorreu em Porto Alegre (RS), o Workshop Justiça Restaurativa e Círculo de Construção de Paz, promovida pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul.

O Workshop foi presidido pelo Desembargador do Tribunal de Justiça, Dr. Leoberto Brancher e ministrado pela mentora da Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, a jurista Kay Pranis.

Representando a PMBCS, por meio do Projeto Entrelaça, participou o articulador local Márcio Castilho. Já a Fundação de Educação de Paiçandu, foi representada pela Presidente Elisângela Lunardelli e as assessoras Maísa Oliveira e Michela Braz.

O evento contou com a presença de diversas lideranças envolvidas na temática entre elas: professores, assistentes sociais, advogados, assessores do judiciário, palestrantes, secretários municipais, mediadores judiciais e envolvidos com a justiça restaurativa.

Reflexões do Workshop

Durante o evento, Márcio Castilho teve a oportunidade de apresentar para Kay Pranis o Projeto Entrelaça. Para a jurista, é uma alegria saber da iniciativa e experiência da Província Marista Brasil Centro Sul e da aposta da Justiça Restaurativa como metodologia. “Desejo muito sucesso, e melhores frutos da iniciativa. Se desejamos uma sociedade mais humanizada com certeza perpassa pela via das relações humanizadas que sem dúvida a escola é espaço privilegiado”, diz.

Márcio Castilho, o articulador local do projeto, relata o significativo momento que vivenciou: “Saio deste evento convicto e inspirado de continuarmos firmes com o propósito do Projeto Entrelaça com as ações e iniciativas já em andamento em vista de uma educação cada vez mais humanizada e que garanta, promova e proteja o direito de meninos e meninas no município”, afirma.

Por fim, a assessora educacional, Maísa Oliveira, relata as experiências vividas. “Nesses dois dias, as experiências foram as mais intensas do meu ano letivo, visto que tratamos de um tema tão significativo que está fazendo a diferença em nossas escolas que é os Círculos de Construção de Paz. Aprendemos sobre valores e a dignidade humana. Ouvir a Kay Pranis foi uma aula de humanidade”, finaliza.