Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

Exemplos de vida, trechos de música, passagens bíblicas e até pinturas:  veja diversas referências e expressões de mensagem de amor ao próximo.

Ler, ouvir ou ver frases de amor ao próximo são formas de refletir o nosso papel com o outro. O cuidado, a compaixão e a solidariedade são temas das obras de literatura, da música e da arte. E tem jeito melhor de se inspirar que esses? Abaixo separamos algumas expressões artísticas sobre o assunto. Então, vem com a gente!

Mensagem de amor ao próximo na música

Quer ver um exemplo que você certamente já deve ter ouvido e talvez não tenha se dado conta da presença da reflexão? Na canção “Monte Castelo”, composta por Renato Russo, os primeiros versos dizem: 

“Ainda que eu falasse a língua dos homens/ E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria”. 

Pareceu familiar? A mensagem é inspirada na passagem bíblica de Coríntios 13, 1-2: 

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.”

As diferentes expressões do “amar” na poesia

Em seguida, separamos mensagens que demonstram a busca da poesia e, das artes em geral, em encontrar uma definição para o “amar”. Afinal, o que é o amor? 

“A medida do amor é amar sem medida”, reflete Santo Agostinho.

Nesse sentido, há também um soneto bastante famoso de Camões que reflete esse questionamento. Diz ele:

 “Amor é fogo que arde sem se ver/ é ferida que dói e não se sente (…) É um não querer mais que bem querer/ é um andar solitário entre a gente/ nunca contentar-se de contente/ é um cuidar que ganha em se perder”. 

O poeta, em sua “definição”, traz uma reflexão com metáforas sobre a própria indefinição do sentimento.

Na música, a busca por expressar o amor pode ser encontrada em uma das composições mais cantadas no país. Quem nunca ficou horas refletindo a beleza dos versos de Roberto Carlos? 

“Eu tenho tanto pra te falar/ Mas com palavras não sei dizer/ Como é grande o meu amor por você/ E não há nada pra comparar/ Para poder lhe explicar/ Como é grande o meu amor por você”

O amor através das telas

Como falamos anteriormente no início do texto, a mensagem de amor ao próximo está em todas as formas de arte,  mesmo que naquelas em que as palavras não são as protagonistas. 

As pinturas e esculturas, por exemplo, cumprem um papel importante na construção do pensamento. E, quando o assunto é amor ao próximo, não faltam obras para expressar esse sentimento.

Trouxemos como inspiração a tela do pintor Giovanni Bellini. A arte, nomeada como “Madonna and Child, 1509”, retrata o amor entre a Virgem Maria e Jesus ainda criança, visto que é uma das demonstrações mais bonitas de amor deixada para nós. 

Mensagem de amor ao próximo, Madonna and Child, 1509, Giovanni Bellini

Madonna and Child, 1509, Giovanni Bellini

A trajetória de Jesus e seu amor pelas pessoas também ganharam inúmeras representações em imagens. Neste quadro de El Greco, Cristo aparece curando uma pessoa da cegueira.

Mensagem de amor ao próximo, La Curación del Ciego, El Greco

Domecicos Theotocopoulos, mais conhecido como El Greco

Passagens bíblicas famosas sobre amor ao próximo

Amai-vos uns aos outros

A Bíblia é repleta de mensagens sobre amor ao próximo, afinal praticá-lo em sua plenitude está na base do legado deixado por Jesus. No livro de João, uma das passagens mais emblemáticas em relação ao tema está no seguinte trecho:

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 4, 7-8

Amor em sua plenitude

Ainda mais que praticar o amor com pessoas das quais gostamos, um trecho do Livro de Mateus alerta para a necessidade de se ir além. O amor pleno, segundo esta passagem, se atinge quando é realmente incondicional.

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.”

Mateus 5, 43-44

Amor em qualquer tempo e lugar

Na passagem a seguir, a ideia do amor transcende a noção de tempo e espaço e nos leva a uma reflexão sobre a força do vínculo com o amor de Cristo.

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Romanos 8, 38-39

Frases de amor ao próximo em trajetórias de vida

Nesse sentido, além dos exemplos bíblicos, encontramos também referências de mensagens de amor ao próximo na trajetória de diversas pessoas. Abaixo separamos algumas delas.

Marcelino Champagnat: uma vida dedicada ao amor 

Olhar para a trajetória de Marcelino Champagnat é, acima de tudo, observar uma vida dedicada ao amor à vocação e a seguir o exemplo de Jesus e Maria. Tudo isso esteve presente no coração de nosso fundador desde o início da sua trajetória. Da mesma forma, uma das suas frases emblemáticas sobre como devemos encarar o amor em nossas atitudes, ele disse: 

“Para bem educar, é preciso antes de tudo amar e amar a todos igualmente”.
São Marcelino Champagnat

Madre Teresa de Calcutá: o amor como felicidade

Madre Teresa dedicou sua vida a sentir e praticar o amor às pessoas mais necessitadas. Para ela, esse sentimento também podia ser comparado com a sensação de felicidade:

“Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.”
Madre Teresa de Calcutá

Papa Francisco: amor como condição para ser cristão

Igualmente, o Papa Francisco se dedica com frequência a falar sobre o papel que o amor deve ocupar na vida dos cristãos. Para o Santo Padre, o amor é o caminho a ser seguido ao propósito de seguir os passos de Jesus e integrar o Reino de Deus.

“O amor ao próximo é condição essencial para ser cristão e não poderia ser de outro modo se o Deus ao qual se crê é Pai, é Amor, é um Deus ‘doente de misericórdia’ ao qual devemos nos entregar”
Papa Francisco

Veja também: 5 frases inspiradoras do Papa Francisco sobre vocação

Amar ao próximo, um exercício diário

Seja inspirado em letras de músicas, poemas, pinturas ou passagens bíblicas, o importante é, sobretudo, refletir sobre que papel o amor ao próximo ocupa em nossas vidas. É um exercício diário ao qual precisamos ter dedicação e persistência, afinal é um modo de nos conectarmos com os passos de Jesus e contribuirmos na construção do Reino de Deus.