Representantes de diversas Frentes de Missão estiveram reunidos na manhã do dia 08/11, no CMC, para o I Fórum de Identidade, Missão e Vocação, que faz parte das ações da PMBCS para fortalecer o DNA Marista. No evento, foi apresentada a estratégia que fundamenta a criação desses grupos e sua importância. Também foi realizada a instalação oficial dos Núcleos de Identidade, Missão e Vocação, os NIMVs.

1º Fórum de Identidade Missão e VocaçãoNa abertura do evento, José André de Azevedo, cerimonial do evento, relembrou algumas características de ser Marista. Entre elas, estão: ter os olhos voltados a Deus; tomar decisões colegiadas; sentar em torno da mesma mesa; acolher e deixar ser acolhido; olhar de contemplação; olhar místico; ser visionário; ter o jeito de Maria e olhar o mundo pelos olhos das crianças e jovens. 

Citando a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, Ir. Benê de Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, incentivou todos a olharem o conjunto mais do que as miudezas. Também promoveu uma reflexão sobre o significado das palavras “Identidade” (que revela e reflete o ser), “Missão” (que refere-se ao fazer, à pastoralidade e à solidariedade) e “Vocação” (relacionada ao projeto de vida, às vocações específicas de Irmãos e Leigos).

Equilíbrio entre missão e gestão

José Leão, Diretor de IMV da PMBCS, explicou que o Fórum articula e harmoniza interesses. “Os NIMVs são portas para a chegada e saída da PMBCS em suas Frentes de Missão. Na chegada, a PMBCS anima e fortalece suas Frentes de Missão; na saída, deixa-se animar e fortalecer por elas. O Fórum, por sua vez, é porta de chegada e saída das Frentes de Missão em sua Província. Na chegada, sensibilizam e inspiram a PMBCS; na saída, inspiram-se e deixam-se fortalecer por ela”, afirmou.

Leão destacou, ainda, a importância da gestão profissional que se coloca a serviço da missão e dos indicadores de IMV, que trazem evidências consistentes do êxito missionário das diversas áreas.

Em sua fala, June Cruz, diretor executivo da Província, enfatizou que seu desejo é que o carisma Marista não seja utópico, mas sim reconhecido como prático e diário.

Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo auxiliar de Curitiba, também esteve presente no evento.