Em março de 2024, em Itapejara D’Oeste, região sudoeste do Paraná, será inaugurado o Centro Marista de Juventudes. Um marco para a formação juvenil na região sudoeste do estado e na Província. Espaço que também poderá receber leigos e religiosos para eventos e formações.

A presença Marista em Itapejara é antiga. Os primeiros Irmãos chegaram ao município em 1968, para administrar a Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont e criar raízes na região.

Ao longo dos 50 anos da presença Marista no sudoeste do Paraná, os Irmãos chegaram a dividir a administração da escola em Itapejara D’Oeste com a criação de um Centro Social Marista, localizado na quadra ao lado da instituição de ensino. A escola é hoje administrada apenas pelo Estado e o espaço onde antes existia o Centro Social Marista, em breve, terá o Centro Marista de Juventudes. De 1968 até hoje, a missão com os jovens permanece a mesma na cidade.

O Centro vem passando por revitalizações de alguns espaços e criação de novos ambientes “para que todos sintam-se acolhidos neste lugar que é de todos nós”, afirma a coordenadora do Centro Marista de Juventudes, Anna Cappellesso. O local será inaugurado no segundo semestre de 2023, mas, as ações com os jovens já vem acontecendo, sob coordenação de Anna Cappellesso e direção do Irmão Alison Furlan.

Ações já acontecem

O Centro Marista de Juventudes, no mês de março, realizou ações na cidade de Itapejara D’Oeste e Coronel Vivida. As atuações tiveram como foco a Animação Vocacional, a formação de jovens  e adolescentes inspirados na espiritualidade Cristã e na Campanha da Fraternidade 2023.

A coordenadora do Centro, Ana Cappellesso, acredita no poder de transformação do espaço e do trabalho a ser feito com os jovens. “Sinto que os jovens e adolescentes buscam algo que os encoraje a não desistir de ser esperança e transformação. Precisamos garantir e estimular o engajamento diante das diversas causas”, conclui.

O Espaço

O Centro Marista de Juventudes conta com auditórios, dormitórios, refeitório e espaço para lazer prontos para receber a todos que desejam realizar eventos no local. O auditório principal tem capacidade para 150 pessoas e o mini auditório comporta 40 pessoas. Há ainda 2 salas de estudo e 1 sala de reunião.

Para a hospedagem, o refeitório tem capacidade para 100 lugares e o Centro tem 12 quartos, num total de 74 camas. O centro também oferece serviços de higienização pós-evento.