O guia Levanta-se, fale e participe tem o objetivo de estimular  e capacitar a participação de crianças e jovens na missão Marista.

O lançamento, nesta quarta-feira (20), conta com a participação dos Irmãos Ernesto Sánchez Barba (Superior Geral), Luis Carlos Gutiérrez Blanco (Vigário Geral) e Ben Consigli (Conselheiro Geral).

É possível acompanhar o evento via Zoom. Ou também, transmissão ao vivo no YouTube às 9h (horário de Brasília) ou às 16h (horário de Roma).

Horário
Roma
Zoom links (traduções em: English, español, français e português)
09:00    https://us06web.zoom.us/j/88299001619?pwd=yKOPoA51lT2k6UvnT9d4tsBZMuEajs.1
16:00   https://us06web.zoom.us/j/89735128924?pwd=D2Q9rTsQ619qSE4tReWLonHkegQhry.1
Horário
Roma
Links do YouTube (nenhuma tradução pôde ser ouvida)
09:00 https://youtube.com/live/i9c2NNzTPIc
16:00 https://youtube.com/live/ctZPh7P8JCI

Do que trata este documento?

O documento serve como resposta aos mandatos delineados nos últimos Capítulos Gerais e nas Assembleias Internacionais da Missão Marista. Além disso, está alinhado com as recomendações das 1ª e 2ª Assembleias Internacionais de Missões Maristas. Elas nos pedem a “ampliar as oportunidades para que crianças e jovens maristas participem na tomada de decisões, fortaleçam sua liderança e os encorajem a agir”. E também, a “serem reconhecidos como profetas com voz na defesa de seus direitos nos fóruns políticos e sociais“.

O guia pretende reforçar o compromisso coletivo de garantir, promover, proteger e defender os direitos das crianças e dos jovens. Além disso, colocar no centro da prática educativa e pastoral o seu direito a expressarem as suas opiniões

O documento fornece, ainda, recursos informativos e formativos às pessoas que iniciam a sua caminhada na defesa dos direitos das crianças e dos jovens. Para assim, os capacitar como agentes de mudança.

Acesse o documento sobre crianças e jovens na missão Marista aqui!