A segunda Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) de 2022 acontece 25 e 26 de outubro, das 15 às 17 horas, na modalidade virtual, e tem como tema A Regra de Vida dos Irmãos Maristas: história e espiritualidade. As inscrições devem ser feitas por um formulário disponível aqui.

Ao apresentar a Regra de Vida, Irmão Ernesto Sánchez, superior geral do Instituto, destacou o seu principal objetivo: “É um texto que nos permite aprofundar o significado da nossa consagração, fraternidade e missão, e que inspira a nossa caminhada espiritual de forma integradora” (2021, p. 9). O eixo norteador da Regra é a fraternidade. A atitude que propõe é estar em itinerância, em travessia. A inspiração é tomada do livro de Rute: “Aonde tu fores eu irei e onde tu viveres, eu também viverei. Teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus” (Rt 1,16).

 

A Regra de vida e a missão marista

Os Irmãos Maristas são os primeiros e principais interlocutores da Regra de Vida, que orienta sua vida pessoal e comunitária e inspira sua missão. Também leigas e leigos que compartilham o carisma e colaboram na realização do propósito. A Regra é patrimônio comum compartilhado por todos os Maristas de Champagnat.

 

Programação

Dia 25 de outubro

  • Conferência: Regras de vida: um itinerário para viver o Evangelho na ótica marista. Conferencista: Irmão Sebastião Ferrarini.
  • Lançamento de novos volumes da Coleção Estudos Maristas: o documento A Regra dos Irmãozinhos de Maria de 1837 e o estudo do Irmão Ferrarini: Regras de vida: um itinerário para viver o Evangelho na ótica marista.

Dia 26

  • Conferência: A espiritualidade na Regra de Vida dos Irmãos Maristas. Conferencista: Ir. Joseph Soteras, conselheiro geral.
  • Ao final das exposições, haverá tempo para perguntas, interações e complementos entre os participantes e os especialistas chamados para a apresentação do tema.

 

Oficinas do PHEM

Há mais de 10 anos As Oficinas do PHEM são espaço de debate e aprofundamento de temas inéditos ou recortes temáticos do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista. Ampliam a compreensão do desenvolvimento do carisma, da espiritualidade e da missão marista na história e inspiram as práticas atuais de nossa instituição. As Oficinas integram a grade de cursos de curta duração ofertados pelo Memorial Marista.

 

Serviço

2ª Oficina do PHEM 2022

Tema: A Regra de Vida dos Irmãos Maristas: história e espiritualidade

Data: 25 e 26 de outubro

Horário: 15h às 17h

Local: Online (Via Teams)

Inscrições: AQUI